Zak Brown volta a atacar Christian Horner

quarta-feira, 7 de agosto de 2024 às 9:29

Zak Brown e Christian Horner

Zak Brown, CEO da McLaren, criticou Christian Horner por falta de “transparência” e por “prejudicar a integridade” da Fórmula 1.

As palavras de Brown estão relacionadas à forma como o chefe da Red Bull lidou com a violação do teto orçamentário de 2021, que veio à tona durante a temporada 2022.

Com a McLaren apenas 42 pontos atrás da equipe de Milton Keynes no campeonato de construtores a 10 etapas para o fim da temporada, Brown e Horner podem ter um final de ano tenso.

“Conheço Christian há cerca de 25, 30 anos. Costumávamos correr um contra o outro. Eu diria que nos entendíamos bem”, declarou Brown à BBC Sport.

“Eu acredito em transparência. Acredito em levantar a mão quando você faz algo errado. O limite de custo, as desculpas por trás disso, eu nunca ouvi um ‘nós simplesmente erramos’. Ouvi desculpas e não assumir a responsabilidade”.

“Quando alguém viola o teto de custos e não parece levar isso a sério, está prejudicando a integridade e o cerne do esporte. Para mim, não é pessoal. É proteger nosso esporte”.

Quando as irregularidades do teto orçamentário da Red Bull vieram à tona, Brown escreveu uma carta à FIA na qual disse: “As violações de gastos excessivos e possivelmente processuais constituem trapaça porque oferecem uma vantagem significativa nos regulamentos técnico, esportivo e financeiro”.

O americano também pediu sanções esportivas além de qualquer penalização financeira. A federação atendeu Brown e a Red Bull foi punida com um corte de 10% no tempo permitido no túnel de vento por um ano.

Não há amor entre os dois e Brown não hesitou em se meter em assuntos envolvendo Horner desde então.

Após Adrian Newey anunciar sua saída da Red Bull, Brown aproveitou a oportunidade para piorar a situação dizendo que a McLaren viu um “aumento nos currículos” enviados por funcionários dos campeões mundiais.

Brown também tem sido um crítico ferrenho da gestão da Red Bull, sua abordagem nas corridas e particularmente como eles tratam Max Verstappen, de quem ele acredita que a equipe tem “medo”.

Isso talvez tenha ficado mais evidente do que nunca no início de 2024, quando ele pediu para a Red Bull compartilhar detalhes de sua investigação interna sobre as acusações agora rejeitadas do suposto comportamento inadequado de Horner com a FIA.

“Quando vejo coisas que não são consistentes com nossos valores, vou falar sobre isso porque é importante que as pessoas entendam de onde viemos”, explicou Brown.

“Sei que isso não será necessariamente sempre popular ou apreciado por todos no pit lane, mas desde que a McLaren, nossos fãs e nossos parceiros apreciem, isso é o mais importante para mim”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.