Zak Brown: Título vai depender do desempenho de Perez

sexta-feira, 9 de agosto de 2024 às 13:49

Zak Brown -McLaren 2024

Zak Brown disse que o desempenho de Sergio Perez é que vai definir o resultado da batalha do campeonato de 2024, já que McLaren x Red Bull parece estar pronta para acontecer nos 10 GPs e nas 3 Sprints finais de 2024, provavelmente com alguma intromissão da Mercedes ou eventualmente da Ferrari.

A Red Bull lidera a McLaren por apenas 42 pontos no campeonato de construtores, uma liderança que vem diminuindo continuamente nos últimos meses, à medida que o título se aproximava da equipe de Milton Keynes.

Zak Brown: A McLaren tem uma boa chance porque temos dois pilotos fortes

Além de Max Verstappen ter parado de vencer corridas com a regularidade de 2023 e começo de 2024, outro grande problema para a Red Bull até agora nesta temporada tem sido a inconsistência das performances de Sergio Perez.

Enquanto o mexicano teve um ótimo primeiro trimestre da temporada – enquanto o seu RB20 era dominante como em 2023 – ele se aproveitou disso para ficar em um confortável P2 no campeonato de pilotos atrás de Max Verstappen. Mas assim que o carro colapsou do dia para a noite entre os GPs da Emila Romagna e Miami, Perez saiu completamente ‘de giro’ nas corridas seguintes.

Quatro pódios nas primeiras cinco corridas, seu melhor resultado desde seu P4 em Miami foi um trio de sétimos lugares – mais recentemente no GP da Bélgica.

Embora Verstappen tenha mantido sua excelência habitual, mesmo perdendo a regularidade de vitórias em corridas recentes, já que a McLaren e a Mercedes agora conseguem disputar, o fato de a Red Bull não ter atualmente dois pilotos pontuando muito é o que o CEO da McLaren, Zak Brown, acredita que fará uma grande diferença no restante do ano.

“Vai ser difícil”, disse Brown em uma entrevista à BBC, falando sobre as perspectivas da McLaren de ganhar seu primeiro título desde 1998.

“Acho que vai chegar até a última corrida. Não há muita diferença entre os carros. Vai se resumir a como Sergio Perez se sairá?”

“Se ele puder ter o desempenho que é capaz de ter, será uma luta difícil. Se ele continuar a ter o desempenho que teve nas últimas corridas, temos uma boa chance, porque temos dois pilotos constantemente atuando na frente.”

A McLaren, por outro lado, tem dois pilotos com desempenho forte. Lando Norris e Oscar Piastri conquistaram suas primeiras vitórias em GP este ano, e tanto o britânico quanto o australiano têm sido uma ameaça constante por vitórias e pódios desde as atualizações do MCL38 que começaram a levar o carro adiante mesmo em maio.

Relativamente surpreso

Com a McLaren diminuindo a diferença para a Red Bull, Brown disse que não esperava que a perspectiva de título no campeonato de construtores viesse tão cedo.

“Se eu fosse sentar aqui e dizer que não estou relativamente surpreso, isso seria hipócrita”, disse Brown.

“A Red Bull tinha uma vantagem tão grande sobre todos e a Mercedes também melhorou muito.”

“Senti que continuaríamos a diminuir a diferença. Mas pensei que estaríamos aqui nas férias de verão, a uma corrida de assumir a liderança?”

“Na próxima corrida teríamos que fazer P1, P2 e a volta mais rápida, e eu acho que vai acontecer assim? Não. Mas se mantivermos a mesma trajetória que tivemos nas últimas seis, sete corridas, estaremos onde precisamos estar até o final do ano.”

“Achei que poderíamos chegar onde estamos agora em 2025. Não achei que estaríamos onde estamos agora em 2024. Mas não estou reclamando.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.