Zak Brown quer comissários permanentes na Fórmula 1

quarta-feira, 29 de janeiro de 2025 às 17:08

Zak Brown

Zak Brown, o CEO que tirou a McLaren da falência iminente e a tornou campeã dos construtores de 2024 da Fórmula 1, pediu por comissários permanentes depois que a FIA demitiu o ex-piloto Johnny Herbert, argumentando que seu trabalho como comentarista de mídia era incompatível com a função.

Brown disse à conferência da Autosport Business Exchange em Londres que a McLaren pagaria “com satisfação” sua parte do custo de comissários profissionais.

Os comissários são atualmente voluntários não remunerados, além das despesas de viagem, nomeados pela FIA corrida a corrida para garantir que as regras sejam aplicadas de forma consistente e justa durante os fins de semana de corrida e distribuindo punições conforme necessário. Mas isso raramente acontece, uma vez que a FIA os escolhe por vias políticas e não técnicas.

Comissários são muito importante para a F1

“Não estamos preparados para sucesso assim. Precisamos ter comissários em tempo integral”, disse Brown.

“Quanto ao pagamento de comissários, isso provavelmente será impopular entre as equipes, mas fico feliz se a McLaren e todas as equipes da F1 contribuírem. Acho que isso é muito importante para o esporte.”

“Não pode ser tão caro. Se todos contribuírem, não vai estourar o orçamento.”

Herbert, um vencedor de três corridas em 160 largadas que competiu por uma série de equipes de F1 nas décadas de 1980 e 1990 e venceu as 24 Horas de Le Mans, estava programado para arbitrar o GP da Austrália de abertura da temporada em 16 de março.

O ex-especialista de F1 da Sky Sports de 60 anos irritou o tetracampeão mundial Max Verstappen e seu pai Jos na temporada passada por comentários da mídia sobre o comportamento do piloto da Red Bull na pista.

Herbert foi um dos comissários na Cidade do México na temporada passada que deu a Verstappen duas punições de 10 segundos por jogar seu rival do título, Lando Norris, para fora da pista.

É importante informar que existem 4 comissários por evento de F1 da FIA e 3 deles precisam concordar para que alguma punição seja aplicada a qualquer piloto e/ou equipe.

“Essas punições no México não impedirão Max Verstappen de empurrar Lando Norris para fora da pista no futuro”, comentou Hervet depois, referindo-se ao estilo de direção do piloto holandês como “duro além das regras”.

“Sou um grande fã de Verstappen e me frustra muito quando ele guia do jeito que fez no México”, acrescentou.

O britânico ainda não comentou algo sobre não ser mais chamado pela FIA para ser comissário.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.