Yuki Tsunoda: Foi fácil me adaptar ao RB20
terça-feira, 10 de dezembro de 2024 às 18:24
Yuki Tsunoda – RB20 Abu Dhabi
Yuki Tsunoda finalmente testou o carro campeão de F1 de 2024, RB20 da Red Bull Racing no teste de pós temporada de Abu Dhabi e sua reação serviu como uma proposta para ser o companheiro de equipe de Max Verstappen em 2025.
Tsunoda assumiu o volante do RB20 em Yas Marina na terça-feira, a primeira vez que ele testou de fato um carro pertencente à equipe principal de F1 da Red Bull desde sua estreia na F1 em 2021.
Ele tem sido constantemente ignorado pela cúpula da equipe em promove-lo à equipe principal, apesar de derrotar os companheiros de equipe Nyck de Vries e Daniel Ricciardo, além de ir melhor que o substituto de Ricciardo, Liam Lawson, em 11 fins de semana como companheiros de equipe nas últimas duas temporadas – incluindo ter superado Lawson em todos os seis fins de semana de 2024.
Lawson é / era o favorito para substituir Sergio Perez em 2025, antes do GP de Abu Dhabi, com o teste de Tsunoda em Abu Dhabi planejado com bastante antecedência como um favor à parceira de motores Honda, mais do que uma audição para 2025.
Falando no dia em que completou 127 voltas a bordo do carro de F1 mais rápido que já pilotou, Tsunoda foi claro: ele amou pilotar o RB20 e disse que não teve problemas para se adaptar a ele.
“O teste de pós-temporada de Abu Dhabi foi muito divertido”, disse Tsunoda durante um intervalo no teste. “É a primeira vez nos últimos quatro anos que piloto um carro diferente.”
“Você pode sentir fisicamente por que o RB20 lutou por um campeonato este ano, senti uma diferença muito clara em relação ao que eu estava pilotando na RB.”
“A degradação dos pneus é muito menor em comparação ao que eu tinha no carro anterior – que era muito mais sensível e extra.”
“Tivemos um dia muito produtivo, então estou muito feliz com isso. Ainda tenho muito a aprender, mas a equipe fez um ótimo trabalho ao preparar um teste tão bom e com uma atmosfera muito agradável na garagem.”
Quando perguntado se o RB20 se adequa ao seu estilo de pilotagem, Tsunoda respondeu: “Eu diria que sim. Honestamente não tive muita dificuldade para me adaptar. Não tive muitas voltas sujas. Nas corridas longas, consegui pilotar consistentemente e imediatamente senti as limitações do carro. E se você não tem confiança no carro, não consegue sentir nenhuma limitação.”
“Estou mais feliz do que nunca no momento. Garantir que a equipe tenha as informações que precisa de cada stint foi a coisa mais importante para mim hoje.”
Todos os companheiros de equipe de Verstappen na Red Bull depois de Ricciardo (Pierre Gasly, Alex Albon e Perez) foram prejudicados por não conseguirem adaptar suas tocadas ao carro.
Perez chegou mais perto do trio, mas não conseguiu fazer isso de forma consistente, pois sempre se desequilibra e fica incapaz de reagir quando o desenvolvimento da Red Bull na temporada melhora e / ou muda um pouco como o carro deve ser pilotado.
O fato de Tsunoda achar que o carro combina com seu estilo de pilotagem e que ele “não teve dificuldade para se adaptar” é uma mensagem clara para dizer: “Não terei dificuldades se for colocado ao lado de Max”.
Houve também a observação de uma “atmosfera agradável na garagem” e uma implicação geral de ‘adorei isso, estou pronto para isso’.
Entende-se que a resiliência mental de Tsunoda, mais do que sua óbvia velocidade, tem sido a maior incógnita para a Red Bull, então esta é uma resposta clara para isso.
É difícil julgar exatamente como Tsunoda se saiu em termos de tempos de volta. Ele acabou postando seu tempo mais rápido no final da sessão de terça-feira, 1m24.689s, o que o colocou em 17º lugar entre os 23 pilotos a marcar uma volta no resto.
Com cargas de combustível desconhecidas e Tsunoda pilotando no teste de pneus da Pirelli, comparações de tempos não fazem sentido.
Mas Tsunoda completou duas distâncias e meia de corrida, o que dará à Red Bull muitos dados para decidir como ele realmente se saiu.
O chefe de engenharia de desempenho da Red Bull, Ben Waterhouse, elogiou o “excelente feedback” de Tsunoda e disse que ele “ofereceu informações valiosas sobre as mudanças de pneus que a Pirelli introduzirá no próximo ano”.
Isso aconteceu dias depois que o chefe da equipe RB de Tsunoda, Laurent Mekies, afirmou que “seria uma mentira” dizer que Tsunoda não estava pronto para a promoção e o diretor de corrida Alan Permane chamou Tsunoda de “super rápido”.
No final das contas, caberá à Red Bull decidir se a estreia de Tsunoda na Red Bull mudou de status e se seu piloto mais esquecido terá uma chance permanente de brilhar.
noticias f1, noticias yuki tsunoda, Tsunoda Abu Dhabi
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.