Wurz: Red Bull pode andar com o carro mais baixo
segunda-feira, 27 de março de 2023 às 10:02
Red Bull
Alex Wurz afirmou que o domínio da Red Bull neste ano não se deve apenas ao DRS extremamente eficiente.
Alguns acreditam que o segredo do sucesso da Red Bull é um DRS que dá a Max Verstappen e Sergio Perez 20 km/h a mais de velocidade quando eles abrem a asa traseira para ultrapassar, enquanto os outros enfrentam dificuldades no ar sujo.
Wurz considera isso simplista demais. “Eles podem andar com o carro mais baixo do que todos os outros”, disse o ex-piloto de Fórmula 1 à ORF.
“Isso significa que você consegue gerar mais downforce com o assoalho, portanto pode usar menos asa e alcançar uma velocidade final maior. E eles conseguem fazer isso sem sofrer o fenômeno dos quiques”.
Lewis Hamilton disse recentemente que o carro de 2023 da Red Bull é o mais dominante que ele já viu na F1. Segundo outro ex-piloto, Robert Doornbos, a análise é absurda.
“Ouvir isso da boca dele é especial porque seu carro da Mercedes certamente era muito mais dominante do que qualquer outro em 2014 na introdução dos motores híbridos”, declarou ele ao Ziggo Sport. “E o tempo extremo que ele ganhava contra os outros era apenas nas retas”.
Doornbos também concorda com Wurz que é simplista demais atribuir o domínio atual da Red Bull ao DRS.
“As pessoas esquecem que a Red Bull tem sido veloz nas retas nos últimos dois anos. Então, agora eles estão levando uma asa parecida com a de Monza para Jeddah”.
“O carro da Mercedes não é bom, então o que eles podem fazer? Eles precisam de mais asa para ter mais downforce, o que cria mais arrasto e menos velocidade nas retas”.
alex wurz, analise, domínio, f1, formula 1, red bull, robert doornbos
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.