Wolff refuta premissa sobre os últimos anos de Hamilton na Mercedes

segunda-feira, 30 de dezembro de 2024 às 10:15

Toto Wolff

O chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, negou que as últimas três temporadas de Lewis Hamilton com a equipe devam ser rotuladas como um fracasso. O britânico entrou para a Mercedes em 2013 e teve muitos anos cheios de sucesso, vencendo seis campeonatos mundiais e 84 grandes prêmios com a equipe.

No entanto, desde 2022, o britânico tem lutado para manter a forma com a Mercedes caindo na hierarquia. Hamilton encerrou sua seca de vitórias de dois anos no meio deste ano no Grande Prêmio da Grã-Bretanha e herdou outra vitória em Spa-Francorchamps.

Mas tem sido uma fase bastante difícil para o piloto de 39 anos, que optou por mudar para a Ferrari no ano que vem. “É o automobilismo mais competitivo do mundo e tivemos sorte e fomos abençoados por vencer oito títulos consecutivos”, disse Wolff, refletindo sobre sua parceria com Hamilton.

“Isso não foi feito antes em nenhum outro esporte. E Lewis ganhou sete campeonatos de pilotos. Você não pode extrapolar a partir disso que você vai ganhar para sempre ou que você está na caça por todos os campeonatos. Isso não acontece”, explicou.

“E os regulamentos foram alterados duas vezes e mantivemos o nível de desempenho e ganhamos campeonatos. E então fomos pegos por esses novos regulamentos em 2022″, lembrou o chefe da Mercedes.

“Até hoje, simplesmente não conseguimos colocar um desempenho estável no carro e fornecer aos pilotos algo que seja previsível, que tenha downforce suficiente, que não salte, que ande de forma aceitável, onde a degradação do pneu pode ser gerenciada da maneira certa e não seja muito frio ou muito quente. E é assim que o esporte funciona”, prosseguiu.

Apesar da queda de desempenho nas últimas temporadas, a parceria Hamilton-Mercedes é a mais bem-sucedida da história da F1. Wolff refletiu sobre uma resposta dada pelo ala-pivô do Milwaukee Bucks, Giannis Antetokounmpo, em 2023, que afirmou que “não há fracasso nos esportes”, apontando para a ilustre carreira de basquete de Michael Jordan.

“Michael Jordan jogou 12 temporadas ou algo assim, ele ganhou seis campeonatos – os outros seis foram um fracasso? Estamos juntos há 12 anos neste campeonato e ganhamos oito. Os outros são um fracasso?”, questionou.

“Terminamos em terceiro há dois anos, terminamos em segundo no ano passado, tendo em mente que não ganhamos uma corrida, e ganhamos três este ano. Então, isso não é tudo um fracasso”, comentou o dirigente.

“Foi um período muito bom para a Mercedes e para Lewis. E tentaremos fazer melhor. Estamos tentando fazer melhor a cada dia, a cada fim de semana. E o mesmo acontecerá na próxima temporada e depois na grande temporada de 2026”, concluiu Wolff.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.