Wolff: Outras equipes querem se aproveitar dos problemas da Williams

quarta-feira, 16 de agosto de 2023 às 16:30

Toto Wolff

O CEO da Mercedes, Toto Wolff, não gostou nada do fato de outras equipes quererem se aproveitar da situação da Williams para aumentar seus próprios CapEx na última reunião da Comissão da F1.

O CapEx é a versão de despesas de capital do limite de orçamento e é usado para as equipes poderem melhorar suas infraestruturas.

A Williams está pleiteando um aumento em seu CapEx para superar sua infraestrutura desatualizada, que segundo o que o chefe da equipe, James Vowles, está 20 anos atrasada.

Vowles afirma que as instalações devem ser atualizadas para a equipe ter uma chance contra os rivais no longo prazo, mas seria incapaz de financiar tal reforma sem uma pausa no CapEx.

As discussões na reunião da Comissão de F1 no GP da Bélgica falharam em fornecer à Williams o resultado desejado, com Vowles alegando que o assunto “andou em círculos” enquanto os rivais apresentavam seus próprios casos.

Com as equipes focadas em suas próprias prioridades, Wolff espera que um acordo seja alcançado para ajudar a Williams a alcançar uma infraestrutura minimamente adequada às exigências atuais.

Sem motivo

“O motivo da discussão sobre o CapEx é que a Williams disse que sua infraestrutura está muito abaixo da média”, explicou Wolff.

“Eles disseram que não seriam capazes de acompanhar coisas triviais como equipamentos, máquinas, simuladores – o que é menos trivial – mas até as coisas mais técnicas.”

“Esse foi o ponto de partida de todas as discussões.”

“Como consequência, algumas equipes quiseram ‘aproveitar a onda’ e disseram ‘bem, na verdade, gostaríamos de ter um pouco mais de CapEx.’”

“Então esse número subiu de USD 50 milhões para USD 60 milhões, para USD 70 milhões, para USD 90 milhões e, de repente, era como de graça… ‘por que não mudamos as alavancas do CapEx?”

“Não há razão para fazer isso. USD 36 milhões, uma equipe, acho que precisamos tratar de maneira diferente as outras nesse caso.”

“Criamos uma lista – algumas das grandes equipes disseram ‘não queremos uma lista, se a Williams conseguir coisas, queremos ter coisas’ e isso foi simplesmente encerrado na última comissão da F1, o que não deveria ter sido o caso.”

“Precisamos de estabilidade de regulamentos, regulamentos financeiros, você precisa ser capaz de ter um plano de negócios válido e não livre, a cada dois anos, mudamos as balizas do CapEx.”

“É por isso que este foi o fim da discussão do CapEx, mas talvez encontremos uma solução para a Williams.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.