Wolff: Conflitos impunes de Verstappen na F1 ‘legitimaram’ suas ações (vídeo)

segunda-feira, 28 de outubro de 2024 às 14:02

Verstappen x Hamilton – Interlagos 2021

Toto Wolff afirmou que os conflitos gerados por Max Verstappen que não foram reprimidos anteriormente na Fórmula 1 com punições exemplares “legitimaram” suas ações.

A abordagem de Verstappen às disputas passaram dos limites novamente no GP da Cidade do México, quando ele recebeu duas punições de 10 segundos por confrontos contra Lando Norris.

A decisão dos comissários de penalizar as ações de Verstappen na volta 10 ocorre em meio a críticas à FIA nos EUA sobre eventos semelhantes que ficaram impunes.

Verstappen jogando Norris para fora da pista em duas ocasiões em Austin sem punições levaram os pilotos a realizar uma discussão no México sobre as regras de disputas.

A reunião concluiu com a maioria dos pilotos concordando que mudanças devem ser feitas no regulamento, com a FIA pronta para publicar um livro de regras revisado nas próximas semanas.

Wolff espera que as atualizações iminentes reformulem como os pilotos disputem em meio à alegação de que Verstappen medirá suas ações de acordo com as regras definidas.

“Um piloto sempre vai até o limite”, disse Wolff à imprensa.

“Quando as regras, ou a execução das regras, ou a interpretação das regras, permitem essa maneira de correr, um piloto como Max acaba explorando isso.”

“Acho que agora houve uma interpretação e execução correta das regras e acho que isso mudará a maneira como todos correm no futuro. Você não verá mais esse tipo de coisa.”

Os confrontos impunes de Verstappen encorajaram sua abordagem

Wolff testemunhou as ações de Verstappen em combates roda a roda quando o piloto da Red Bull se envolveu em uma tensa batalha pelo título contra Lewis Hamilton em 2021.

O austríaco alegou que os vários confrontos do holandês com Lewis Hamilton não sendo punidos durante aquela temporada o encorajaram a não alterar sua atitude.

“Acho que antigamente certos comissários tinham sua opinião de que isso era verdade e, como ele não era punido, basicamente era legitimado”, acrescentou Wolff.

Quais serão as mudanças?

Expandindo o que as novas diretrizes de disputas podem conter, Wolff indicou que haverá uma repressão maior aos pilotos que joguem seus adversários para fora da pista em curvas.

“Sempre digo que os pilotos que pilotam carros de corrida sabem exatamente até onde ir e muitos de vocês que são especialistas sabem exatamente o que está acontecendo.”

“Você sabe quando alguém está soltando o freio tarde demais e simplesmente te arrasta para a curva, te empurra para fora da pista.”

“Desde os primeiros dias no kart, você sabe que não vai sobreviver do lado de fora se não estiver na frente.”

“Então, acho que as regras são bem claras e os pilotos sabem, mas, como eu disse antes, a regra é que todo mundo sempre força, mas se você escapar impune, esse é o novo limite.”

“Então vai mudar? Com certeza. Acho que agora há um precedente.”

Ele acrescentou: “Acredito que você provavelmente tem que, de agora em diante, deixar espaço do lado de fora da curva se o carro estiver ao seu lado.”

“Na mesma altura e freando tarde para arrastar o outro carro para fora da pista enquanto você também sai da pista, acho que isso não será mais permitido. Acho que isso é bom para as corridas.”

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.