Williams também está negociando com Newey

sexta-feira, 3 de maio de 2024 às 10:05

Adrian Newey

A Williams surgiu como uma candidata surpreendente a contratar Adrian Newey, de acordo com o racingnews365.com.

Após a confirmação de que Newey deixará a Red Bull no final desta temporada, as especulações estão ligando o projetista mais bem sucedido na história da Fórmula 1 à Ferrari.

No entanto, apesar da Ferrari estar disposta a desembolsar milhões para finalmente contratar Newey depois das várias tentativas frustradas anteriores, entende-se que ele não deseja se mudar para a Itália.

Com a Aston Martin também interessada em Newey e tendo recursos financeiros à sua disposição, parece que as duas potências estão em guerra para garantir os serviços do britânico.

Contudo, o racingnews365.com revelou que James Vowles, chefe da Williams, conversou com Newey para convencê-lo a retornar à equipe onde ele conquistou o primeiro de seus 25 títulos combinados de construtores e pilotos.

Newey iniciou sua extraordinária carreira na March em 1988, foi para a Williams três anos depois e transformou a equipe na força dominante no começo dos anos 90.

Seus carros venceram três campeonatos de construtores consecutivos entre 1992 e 1994. Isso se repetiu em 1996, mesmo ele estando em “quarentena” antes de uma mudança para a McLaren.

Nigel Mansell e Damon Hill conquistaram seus únicos títulos com a Williams em 1992 e 1996, respectivamente, enquanto Alain Prost se tornou tetracampeão mundial em 1993.

A Williams não possui o poderio financeiro de Ferrari e Aston Martin, mas Vowles recebeu a bênção dos proprietários, Dorilton Capital, para atrair Newey de volta a Grove e potencialmente devolver a equipe à frente do grid.

Vowles vem causando uma impressão considerável na equipe desde sua contratação no início do ano passado após deixar a Mercedes, levando a Williams ao sétimo lugar no campeonato de construtores, sua melhor posição desde 2017.

Entende-se que as negociações com Newey começaram de forma positiva, mas Vowles sabe que enfrenta uma dura tarefa, já que está no longo processo de reconstrução da infraestrutura desatualizada da Williams.

O novo regulamento das unidades de potência para 2026 pelo menos oferece a todas as equipes uma folha de papel em branco e a oportunidade de se estabelecerem na frente do pelotão.

Newey ainda pode aproveitar a chance de restaurar o bom nome de uma equipe onde tudo começou para ele, que está perto de casa e onde ele teria liberdade para reinar.

Na Ferrari, ele poderia enfrentar o obstáculo de uma infraestrutura complicada, e na Aston Martin, o proprietário Lawrence Stroll controla rigidamente seu pessoal.

Alex Albon, piloto da Williams que trabalhou com Newey na Red Bull, não vê razão para que Vowles não possa atraí-lo para a equipe.

“Será interessante ver seu próximo passo”, disse Albon. “Tenho certeza de que todas as equipes estão tentando contratá-lo”.

“O que quer que ele escolha, seja a aposentadoria ou continuar nas corridas, desejo-lhe tudo de bom. Obviamente, nossa porta também estará sempre aberta”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.