Williams finalizará dupla para 2025 em meio a atraso de Sainz
domingo, 21 de julho de 2024 às 9:00
Carlos Sainz
A Williams está pronta para encerrar a espera por Carlos Sainz e planeja solidificar sua escalação de pilotos para 2025 antes das próximas férias de agosto da Fórmula 1.
O prolongado processo de tomada de decisão de Sainz testou a paciência de várias equipes que o consideram para sua próxima mudança na carreira pós-Ferrari, e também atrapalhou decisões de vários outros pilotos.
“É claro que é um fator”, disse Valtteri Bottas quando questionado sobre os atrasos causados por Sainz, “embora não dure para sempre. Não acho que todas as equipes estejam dispostas a esperar muito mais por Sainz”.
Sainz, 29 anos, está supostamente lento em fazer sua escolha entre propostas fortes da Sauber-Audi, Williams e Alpine enquanto espera uma vaga potencial na Mercedes ou na Red Bull.
“É uma decisão complexa”, reconheceu ao jornal La Repubblica. “Preciso de mais tempo, mais do que as pessoas esperavam, para analisar o mercado, as equipes e as pessoas. Ainda não o fiz e não sei se acontecerá antes das férias. Sei que tenho equipes em espera e lhes agradeço pela paciência, mas também preciso disso”.
Sainz refutou sugestões de que uma proposta recente do novo conselheiro da Alpine, Flavio Briatore, esteja por trás de seu atraso. “Desde o início, todas as equipes que não tinham pilotos confirmados eram uma opção”, afirmou, “então a Alpine também estava lá”.
Fontes internas sugerem que o chefe da Williams, James Vowles, está perdendo a paciência com Sainz e está inclinado a assinar um acordo plurianual com Bottas, especialmente porque Esteban Ocon provou ser alto demais para as dimensões do cockpit de 2025.
“Essa é a questão do momento”, expressou Vowles ao Canal Plus na Hungria sobre o futuro companheiro de equipe de Alex Albon em 2025 e além. “Decidiremos em breve, mas no momento não posso lhe dizer. Mas será nas próximas duas semanas, eu acho”.
Bottas foi visto se reunindo com Vowles várias vezes recentemente, incluindo um notável encontro discreto em Silverstone que muitos acreditam que poderia ter sido a assinatura do contrato. “Discussões ocorreram aqui e ali”, revelou o piloto da Sauber na Hungria. “James e eu nos conhecemos particularmente bem”.
“Tudo o que foi negociado com todas as equipes com quem conversei é baseado em contratos plurianuais”, explicou Bottas. “Neste ponto da carreira, um ano não é muito interessante. Tem que ser um projeto mais longo e você tem que se comprometer adequadamente com ele”.
“Acredito que ainda tenho anos pela frente neste nível, e esse é o sentimento que tive com essas conversas também. Espero que possamos melhorar este carro (Sauber) nesta temporada e onde quer que eu esteja no próximo ano, haverá melhor equipamento para começar”, concluiu o finlandês.
2025, alpine f1, carlos sainz, f1, ferrari f1, formula 1, James Vowles, noticias f1, sauber f1, valtteri bottas, williams f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.