WEC – Toyota inicia 2014 com dobradinha em Silverstone
domingo, 20 de abril de 2014 às 14:58
Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Nicolas Lapierre
A Toyota iniciou com dobradinha a sua campanha na temporada 2014 do Campeonato Mundial de Endurance (WEC). A vitória ficou com o bólido #8, guiado por Sebastien Buemi, Anthony Davidson e Nicolas Lapierre.
A corrida em Silverstone foi encerrada trinta minutos antes das 6h previstas. Os vencedores se deram bem ao adotar pneus intermediários quando a chuva iniciou, logo na primeira hora do evento. O carro #7, de Alex Wurz, Kazuki Nakajima e Stephane Sarrazin, adotou compostos para chuva forte, perderam tempo e acabaram em segundo, uma volta atrás.
A Porsche fechou o pódio em seu retorno ao campeonato, ficando duas voltas atrás dos vencedores com o bólido de Mark Webber, Timo Bernhard e Brendon Hartley. O segundo Porsche, de Neel Jani, Roman Rusinov e Marc Lieb, teve problema de suspensão e abandonou, assim como as duas Audis: Lucas di Grassi bateu a #1 na curva Abbey no final da primeira hora, e a #2 teve incidentes distintos com Andre Lotterer e Benoit Treluyer.
Na classe LMP2, a vitória foi do Morgan-Nissan de Olivier Pla, Roman Rusinov e Julien Canal. Na GTE Pro, quem ganhou foi a Manthey Porsche 911 RSR #92, guiada por Frederic Makowiecki, Marco Holzer e Richard Lietz. E a Aston Martin Racing fez dobradinha na GTE Am, com Kurt Thiim, Kristian Poulsen e David Heinemeier triunfando.
Resultado final:
Pos | Cl | Pilotos | Equipe/Carro | Tempo/Dif. | |
1. | P1 | Davidson/Lapierre/Buemi | Toyota | 5h22m42.296s | |
2. | P1 | Wurz/Sarrazin/Nakajima | Toyota | +1 volta | |
3. | P1 | Bernhard/Webber/Hartley | Porsche | +2 voltas | |
4. | P1 | Prost/Heidfeld/Beche | Rebellion Lola-Toyota | +8 voltas | |
5. | P2 | Rusinov/Pla/Canal | OAK Morgan-Nissan | +13 voltas | |
6. | P2 | Howson/Bradley/Matsuda | KCMG ORECA-Nissan | +15 voltas | |
7. | GTE | P | Holzer/Makowiecki/Lietz | Manthey Porsche | +20 voltas |
8. | GTE | P | Pilet/Bergmeister/Tandy | Manthey Porsche | +20 voltas |
9. | GTE | P | Turner/Mucke | Aston Martin | +20 voltas |
10. | GTE | P | Bruni/Vilander | AF Ferrari | +20 voltas |
11. | GTE | P | Rigon/Calado | AF Ferrari | +21 voltas |
12. | GTE | A | Griffin/Parente | Ram Ferrari | +21 voltas |
13. | P2 | Zlobin/Minassian/Mediani | SMP ORECA-Nissan | +22 voltas | |
14. | GTE | P | MacDowall/O’Young/Rees | Bamboo Aston Martin | +23 voltas |
15. | GTE | A | Poulsen/Hansson/Thiim | Aston Martin | +23 voltas |
16. | GTE | A | Dalla Lana/Lamy/Nygaard | Aston Martin | +23 voltas |
17. | GTE | A | Wyatt/Rugolo/Bird | AF Ferrari | +24 voltas |
18. | GTE | A | Ried/Bachler/Al Qubaisi | Proton Porsche | +25 voltas |
19. | GTE | A | Mowlem/Patterson/Collins | Ram Ferrari | +26 voltas |
20. | GTE | A | Companc/Cioci/Venturi | AF Ferrari | +26 voltas |
Abandonos: | |||||
GTE | A | Potolicchio/Roda/Ruberti | 8Star Ferrari | 118 voltas | |
P1 | Fassler/Lotterer/Treluyer | Audi | 94 voltas | ||
GTE | A | Perrodo/Collard/Vaxiviere | Prospeed Porsche | 83 voltas | |
P2 | Ladygin/Shaitar/Ladygin | SMP ORECA-Nissan | 65 voltas | ||
P1 | Dumas/Jani/Lieb | Porsche | 30 voltas | ||
P1 | Kraihamer/Belicchi/Leimer | Rebellion Lola-Toyota | 24 voltas | ||
P1 | Di Grassi/Duval/Kristensen | Audi | 24 voltas |
audi, bólido, carro, chuva, endurance, lucas di grassi, porsche, silverstone, toyota, wec
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.