WEC – Senna sai em 3º e pressiona Toyota na China
sábado, 17 de novembro de 2018 às 10:02
Bruno Senna
O favoritismo das Toyota está sendo colocado em xeque pela primeira vez na supertemporada 2018/2019 do Campeonato Mundial de Endurance – FIA WEC. Os carros da marca japonesa, única equipe de fábrica na competição, fecharam a primeira fila do grid das 6 Horas de Xangai, quinta e última etapa do ano, mas nunca estiveram tão pressionados pelas equipes independentes. Com Bruno Senna e o alemão Andre Lotterer se alternando ao volante do R13-Gibson, a Rebellion estabeleceu o 3º tempo da sessão classificatória deste sábado (1min42s218 na média das duas melhores voltas), ficando a apenas 0s287 da pole do inglês Mike Conway e do japonês Kamui Kobayashi e a somente 59 milésimos do espanhol Fernando Alonso e do nipônico Kazuki Nakajima.
Essa foi a menor diferença entre as Toyota e suas rivais, mas a indicação de que a resistência aos modelos híbridos seria maior na China veio pela manhã, quando Bruno dominou a terceira sessão de treinos livres e abriu a dobradinha da Rebellion Racing. Foi a primeira vez desde o início do calendário em maio nas 6 Horas de Spa que a Toyota foi superada. Esse desempenho sugere uma possibilidade real de vitória para Bruno e seus parceiros. O suíço Neel Jani, terceiro tripulante do R13-Gibson, começará a prova, cedendo o cockpit ao brasileiro para o segundo turno de pilotagem.
Bruno não acredita que a Toyota esteja escondendo o jogo. “No Japão, na corrida passada, perdemos potência por causa da altitude e também porque tivemos de economizar combustível. Aqui está mesmo mais próximo”, avaliou. Apesar da confiança, observa que o carro ainda precisa ser melhorado para as condições da corrida, com seis horas de duração e previsão de chuva. “O problema no controle de tração persiste”, acrescentou. De qualquer forma, o trabalho será duro no circuito chinês. “A Toyota tem vantagem no ritmo de corrida no seco. Mas, se chover mesmo, só Deus sabe o que acontecerá.”
Confira o grid:
Pos. | Classe | Pilotos | Equipe | Carro | Dif. |
---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | M.Conway, K.Kobayashi, J.M.Lopez | Toyota Gazoo Racing | Toyota | 1m42.931s |
2 | LMP1 | S.Buemi, K.Nakajima, F.Alonso | Toyota Gazoo Racing | Toyota | 0.228s |
3 | LMP1 | N.Jani, A.Lotterer, B.Senna | Rebellion Racing | Rebellion/Gibson | 0.287s |
4 | LMP1 | S.Sarrazin, E.Orudzhev, M.Isaakyan | SMP Racing | BR Engineering/AER | 0.939s |
5 | LMP1 | M.Beche, T.Laurent, G.Menezes | Rebellion Racing | Rebellion/Gibson | 1.248s |
6 | LMP1 | J.Allen, B.Hanley, R.van der Zande | DragonSpeed | BR Engineering/Gibson | 1.681s |
7 | LMP1 | M.Aleshin, V.Petrov, J.Button | SMP Racing | BR Engineering/AER | 1.858s |
8 | LMP1 | O.Webb, T.Dillmann, J.Rossiter | ByKOLLES Racing Team | ENSO CLM/NISMO | 3.422s |
9 | LMP2 | H-Pin Tung, G.Aubry, S.Richelmi | Jackie Chan DC Racing | ORECA/Gibson | 5.957s |
10 | LMP2 | J.Jaafar, W.Tan, N.Jeffri | Jackie Chan DC Racing | ORECA/Gibson | 6.207s |
11 | LMP2 | R.Gonzalez, P.Maldonado, A.Davidson | DragonSpeed | ORECA/Gibson | 6.926s |
12 | LMP2 | N.Lapierre, A.Negrao, P.Thiriet | Signatech Alpine Matmut | Alpine/Gibson | 7.275s |
13 | LMP2 | F.Perrodo, M.Vaxiviere, L.Duval | TDS Racing | ORECA/Gibson | 8.075s |
14 | LMP2 | F.van Eerd, G.van der Garde, N.de Vries | Racing Team Nederland | Dallara/Gibson | 8.726s |
15 | LMP2 | E.Creed, R.Ricci, E.Guibbert | Larbre Competition | Ligier/Gibson | 8.994s |
16 | GTE Pro | S.Mucke, O.Pla | Ford Chip Ganassi Team UK | Ford | 15.696s |
17 | GTE Pro | M.Tomczyk, N.Catsburg | BMW Team MTEK | BMW | 15.943s |
18 | GTE Pro | A.Lynn, M.Martin | Aston Martin Racing | Aston Martin | 16.069s |
19 | GTE Pro | M.Christensen, K.Estre | Porsche GT Team | Porsche | 16.100s |
20 | GTE Pro | T.Blomqvist, A.F.da Costa | BMW Team MTEK | BMW | 16.124s |
21 | GTE Pro | M.Sorensen, N.Thiim | Aston Martin Racing | Aston Martin | 16.226s |
22 | GTE Pro | A.Priaulx, H.Tincknell | Ford Chip Ganassi Team UK | Ford | 16.347s |
23 | GTE Pro | R.Lietz, G.Bruni | Porsche GT Team | Porsche | 16.355s |
24 | GTE Pro | A.P.Guidi, J.Calado | AF Corse | Ferrari | 16.523s |
25 | GTE Pro | D.Rigon, S.Bird | AF Corse | Ferrari | 16.758s |
26 | GTE Pro | O.Gavin, T.Milner | Corvette Racing | Chevrolet | 17.297s |
27 | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, M.Lauda | Aston Martin Racing | Aston Martin | 18.953s |
28 | GTE Am | C.Ried, J.Andlauer, M.Campbell | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 19.020s |
29 | GTE Am | T.Flohr, F.Castellacci, G.Fisichella | Spirit of Race | Ferrari | 19.159s |
30 | GTE Am | K.Al Qubaisi, R.Pera, M.Cairoli | Dempsey-Proton Racing | Porsche | 19.184s |
31 | GTE Am | S.Yoluc, J.Adam, C.Eastwood | TF Sport | Aston Martin | 19.280s |
32 | GTE Am | Mok W.S., K.Sawa, M.Griffin | Clearwater Racing | Ferrari | 19.469s |
33 | GTE Am | J.Bergmeister, P.Lindsey, E.Perfetti | Team Project 1 | Porsche | 19.498s |
34 | GTE Am | M.Wainwright, B.Barker, T.Preining | Gulf Racing | Porsche | 21.310s |
35 | GTE Am | M.Ishikawa, O.Beretta, E.Cheever | MR Racing | Ferrari | 21.717s |
[the_ad id=”237860″]
bruno senna, campeonato, endurance, fia, toyota, wec
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.