WEC adota o estilo de largada de Le Mans para todas as corridas
terça-feira, 7 de abril de 2015 às 15:01
Largada em Le Mans
Os carros vão alinhar no estilo das 24 Horas de Le Mans para o Campeonato Mundial de Endurance na etapa inaugural em Silverstone neste fim de semana e em todas as rodadas subsequentes.
Os carros irão para a reta de chegada após a abertura dos pits e vão estacionar com a parte de trás para o pitwall em vez de alinhar em formação no grid.
Os 40 minutos de visitação ao grid começarão com os carros de frente para as arquibancadas, antes de iniciarem a sua volta de apresentação para a largada em movimento.
O chefe da WEC Gerard Neveu disse que o novo arranjo “vai proporcionar uma sensação de espetáculo da maior corrida do mundo, as 24 Horas de Le Mans”.
“Os carros e as equipes são as verdadeiras estrelas do evento”, disse ele. “Esta mudança vai colocar a ênfase sobre isso e dará aos espectadores uma experiência muito maior em cada um dos fins de semana de seis horas”.
A chamada largada ‘Espírito de Le Mans’ imita a largada antiga das 24 Horas, quando os pilotos corriam pela pista, ligavam seus carros e começavam a corrida.
Esta tradição foi abandonada depois de um protesto em 1969, feita por Jacky Ickx, que atravessou a pista andando para seu Ford GT40 e ainda ganhou a corrida com Jackie Oliver.
Durante somente um ano, em 1970, os carros começaram a corrida alinhados ao longo do pit, antes da atual prática de largada em movimento ser introduzida em 1971, o mesmo ano em que os muros foram instalados entre a pista e o pitlane.
1969, 24 horas de le amns, abertura, apresentação, campeonato mundial de endurance, espirito de le mans, ford gt 40, formação, gerard neveu, grid, jackie oliver, jacky ickx, largada em movimento, pits, pitwall, protesto, silverstone, wec
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.