Ward pede clareza e honestidade durante as eleições para presidente da FIA
terça-feira, 1 de outubro de 2013 às 13:25
David Ward
A batalha eleitoral para o cargo de presidente da Federação Internacional de Automobilismo pode se tornar uma “farsa” caso a entidade não anule as cartas de apoio recebidas por Jean Todt, declarou o rival David Ward.
Com o rumor de que Todt estaria pressionando aliadas a enviar cartas de suporte à sua candidatura, e dias antes da reunião da Comissão de Ética da FIA, Ward teria entrado em contato com cada afiliada para dizer que a situação seria inaceitável.
O regulamento impõe que um candidato tenha o apoio de uma certa quantidade de clubes, com Todt recebendo o aval de 11 dos 12 afiliados norte-americanos, deixando o futuro da eleição nas mãos da Confederação de El Salvador. Isso significa que, não só Todt poderia não ter rival na eleição, como impossibilitaria, caso o clube decida apoiar outro candidato, a entrada de uma terceira parte.
Em uma declaração por escrito, Ward falou: “Para que um candidato possa concorrer ao cargo de presidente da FIA, ele precisa apontar um Vice-Presidente de cada uma das sete regiões, incluindo a América do Norte. Hoje, apenas um clube do continente norte-americano não declarou que apoiará Jean Todt, El Salvador”.
“O absurdo é que este afiliado poderá definir o futuro do automobilismo mundial, decidindo se haverá ou não uma eleição para presidente. Isso pode transformar todo o processo em uma grande farsa. Por isso peço que essas cartas de apoio sejam consideradas como uma quebra do regulamento da FIA durante a reunião da Comissão de Ética,” continuou.
Ward pretende fazer uma grande revolução dentro da FIA, e pede para que todos os clubes pressionem para a criação de debates para discutir opções para melhorar a entidade.
“Como candidato na eleição de 2013, minha posição continua sendo de encorajar debates sobre como melhorar e reformar a FIA. Eu acredito que existem muitas coisas erradas no sistema da entidade. Estamos enfrentando problemas sérios, por exemplo, em relação a transparência e regularidade das finanças da FIA. A Federação merece mais do que isso. Não podemos nos fazer de cegos e aceitar tudo o que estão tentando passar por debaixo dos panos,” completou Ward.
afiliados, américa do norte, automobilismo, autoracing, candidato, clubes, eleiçoes, encorajar, entidade, f1, farsa, federançao, fia, finanças, formula 1, Internacional, jean todt, norte america, presidente, processo, regioes, ward
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.