Vowles: Mick Schumacher “não é especial”
sexta-feira, 30 de agosto de 2024 às 9:25
James Vowles
James Vowles, chefe da Williams, explicou por que escolheu Franco Colapinto ao invés de Mick Schumacher para o restante da temporada 2024.
A equipe confirmou a saída imediata de Logan Sargeant após o GP da Holanda, com Colapinto assumindo seu lugar. Mick Schumacher também foi ligado à vaga, assim como Liam Lawson, reserva da Red Bull.
No entanto, Vowles explicou que Lawson foi rapidamente descartado da disputa devido a problemas contratuais com a Red Bull.
“Se analisarmos o que estava disponível para nós, havia três opções na mesa que todos vocês descobriram”, disse Vowles à mídia.
“Liam Lawson, Mick e Franco. Com Liam, a posição contratual da Red Bull não teria funcionado comigo aqui na Williams, então ele não se tornou uma opção para nós naquela circunstância”.
Schumacher passou dois anos na Haas antes de assumir uma função de reserva na Mercedes em 2023 e correr pela Alpine no Campeonato Mundial de Endurance.
Sobre o alemão, Vowles acrescentou: “Ele é um piloto competente, fez um trabalho incrível com a Alpine, Mercedes e McLaren nesse meio tempo. E se você falar com todos os defensores, eles dirão onde ele se adaptou e mudou”.
Apesar de reconhecer que teria feito um bom trabalho na Williams, Vowles admitiu que Schumacher não possui um status de “especial” para ter prioridade sobre a academia júnior da equipe.
“Então, agora a decisão é ‘colocamos Mick no carro?’ – acho que Mick teria feito um bom trabalho – ou investimos em um indivíduo que faz parte da nossa academia, que deu centenas ou milhares de voltas em nosso simulador e foi o único a pilotar o carro este ano em um TL1 (Silverstone)”.
“Creio que ambos cairiam em uma categoria de bom, não especial. Precisamos ser diretos sobre isso. Mick não é especial. Ele tem sido apenas bom. Acho que ele viria com muito mais experiência do que Franco”.
“Porém, o futuro da Williams não é investir no passado. É investir em talento que nos permite avançar como indivíduos. Quando você está colocando essa quantia de dinheiro na academia, suas ações precisam estar de acordo com suas palavras”.
f1, formula 1, Franco Colapinto, James Vowles, mick schumacher, noticias f1, williams
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.