Virtual – Na estratégia, Matheussi ganha a 3ª na IRLCup
quarta-feira, 30 de março de 2011 às 20:49Mesmo errando na primeira curva e caindo para quinto, líder do campeonato usou da tática de uma parada a menos para recuperar primeira posição.
Ao contrário das duas provas anteriores, as quais Fabrício Matheussi (Monster) dominou com facilidade, a terceira etapa da IRLCup, da liga rFactor Brasil, disputada no circuito virtual de Long Beach, na noite de segunda-feira (28), reservou novos desafios ao líder do campeonato. Tudo parecia seguir o script dos dois GPs iniciais: Fabrício fez a pole position, com Sérgio Rodrigues (Turtles), Fernando Santi (Monster) e Paulo Wesley (BSW Paraná), logo atrás.
O sossego de Matheussi acabou assim que foi dada a luz verde. Com pneus e freios frios, o piloto da Monster passou reto na primeira curva. Seu companheiro Fernando Santi também perdeu a freada e acertou a traseira de Sérgio Rodrigues, que bateu forte contra a proteção de pneus e teve de abandonar. Artur Bonora (BSW Paraná) foi outro a escapar no mesmo ponto.
Com toda a confusão, Paulo Wesley assumiu a liderança, tendo Rodrigo Matsumuro (Turtles) em segundo, Marcelo Silva (Black Birds) em terceiro e Valfrido Benevides (Monster) em quarto, segurando seu parceiro, Fabrício Matheussi, que caíra para quinto. Na volta 2, Benevides se perdeu sozinho e chapou o muro. Um giro mais tarde, foi a vez de Marcelo Silva errar e ceder o terceiro lugar ao “pole man”. Contudo, a diferença para os dois primeiros era grande, o que demandaria um longo caminho para voltar à disputa pela vitória.
As esperanças de Matheussi recrudesceram quando Paulo Wesley e Rodrigo Matzumuro pararam mais cedo para o primeiro pit stop. Na segunda janela de paradas, a diferença foi ainda maior. Wesley parou de maneira bem antecipada, deixando evidente sua opção por três pits. Já Matzumuro reabasteceu duas passagens antes de Fabrício, diferença que foi fundamental para o resultado final.
A 10 minutos do fim da etapa, Paulo Wesley voltou a visitar os boxes e deu adeus às chances de vitória. Rodrigo Matzumuro se manteve na pista enquanto pôde, mas não conseguiu evitar um splash and go, restando dois minutos e meio para o zerar do cronômetro. “Eu parei mais cedo que o Matheussi, então já sabia que teria de fazer um pit extra e ele, provavelmente, não”, declarou o piloto da Turtles. Com combustível suficiente até o fim, Fabrício Matheussi seguiu para a terceira vitória em três provas da IRLCup. Paulo Wesley recuperou o segundo posto e Matzumuro foi o terceiro. De 13 competidores, apenas seis terminaram a jornada.
Resultado extra-oficial:
1. Fabrício Matheussi (Monster), 48 voltas
2. Paulo Wesley (BSW Paraná), +0:03.288
3. Rodrigo Matzumuro (Turtles), +0:14.927
4. Lino Palladino (CTR), +1 volta
5. Artur Bonora (BSW Paraná), +2 voltas
6. Jorge Pezzolo (MIG), +2 voltas
O resultado oficial e a classificação completa do campeonato serão disponibilizados no site www.rfactor.com.br. A quarta etapa da IRLCup tem data marcada para 11 de abril, a partir das 22h40, direto do circuito virtual de Kansas, dando início a uma sequência de três provas em pistas ovais. A Race Brasil transmite o GP ao vivo.
Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/4oGGg
Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br
2011, automobilismo virtual, autoracing, categoria-virtual, race brasil, rfactor, simuladores, temporada
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.