Virtual – Adriano Pinheiro vence soberano na Formula Classic
quarta-feira, 20 de julho de 2011 às 18:02O até então vice-líder do campeonato sustentou um forte ritmo do início ao fim e conquistou sua primeira vitória na temporada, em Nurburgring
A quinta etapa da Formula Classic, categoria que utiliza os carros da Fórmula 1 de 1988, foi disputada na noite de domingo (17), no circuito virtual de Nurburgring. Em jogo, a liderança e vice-liderança da competição, dos pilotos da Alliance Sky/Lotus, Rafael Cozzi e Adriano Pinheiro. Mostrando uma preparação acima do normal e andando mais que todos os outros pilotos, Pinheiro conquistou a vitória, com direito a hattrick e embolou a briga pelo campeonato, já que Cozzi chegou em terceiro, no circuito alemão, atrás do terceiro colocado na classificação, Ciro Nishimura (OGP/Tyrrell).
No treino de classificação para formação do grid de largada, Adriano Pinheiro com o tempo de 1:37.763 obtém a pole position, menos de um décimo mais rápido que seu companheiro de equipe, Rafael Cozzi. Ciro Nishimura é o terceiro, Leonardo Couto (Alliance Sky/Lotus) o quarto e o tetracampeão da categoria, Fagner Roberto (Pro Chiara/Williams) o quinto. As luzes se apagam, dando início aos cinquenta minutos de prova. Pinheiro larga bem e dispara na primeira posição. Nishimura ultrapassa Cozzi por fora na curva um, assumindo a segunda colocação, em um começo de corrida sem incidentes, mostrando o alto nível da categoria.
Nos primeiros giros, Rafael Cozzi tenta recuperar a segunda posição de Ciro Nishimura e com a briga dos dois pilotos, Leonardo Couto e Fagner Roberto se aproximam muito. A disputa também favorece Adriano Pinheiro, que com repetidas voltas mais rápidas, consegue abrir ótima vantagem em pouco tempo de corrida. Fagner consegue pegar o vácuo de Leonardo e coloca por dentro na chicane Veedol, concluindo a manobra de ultrapassagem e conquistando a quarta colocação. Na volta 7, Rafael sai melhor que Ciro na última curva do circuito e coloca por dentro na curva um, ganhando a segunda posição. Mas na volta seguinte, na última curva, os dois pilotos se enroscam e Fagner assume a segunda posição. Rafael cai para a terceira posição e Ciro para quinto, atrás de Celso Jorge (Alliance Sky/Lotus), posição que recupera na curva um.
Na volta 16, os quatro primeiros vão para os boxes para a única parada da noite. Todos voltam nas mesmas posições, o que mostra a vantagem que os pilotos tinham para os demais. Quatro voltas mais tarde, Cozzi começava uma série de ataques a Fagner, tentando conquistar a segunda posição e Ciro que estava distante começa a se aproximar rapidamente dos dois. Porém, o piloto da Alliance Sky/Lotus erra na tentativa de ultrapassagem e passeia pela brita na Dunlop, perdendo a terceira posição para Ciro. Há duas voltas do fim, Fagner Roberto se dá conta de que o combustível não é suficiente e começa a economizar, perdendo rendimento e também a segunda e terceira posição, para Ciro Nishimura e Rafael Cozzi. Lá na ponta, após 31 voltas de alto desempenho e sem sofrer nenhum tipo de ataque, Adriano Pinheiro recebe a bandeirada para vencer a prova e se aproximar, extra-oficialmente, do ainda distante líder do campeonato, Rafael Cozzi.
Resultado extra-oficial:
1. Adriano Pinheiro (Alliance Sky/Lotus), 31 voltas
2. Ciro Nishimura (OGP/Tyrrell), +0:38.947
3. Rafael Cozzi (Alliance Sky/Lotus), +0:45.550
4. Fagner Roberto (Pro Chiara/Williams), +0:52.330
5. Celso Jorge (Alliance Sky/Lotus), +1:09.940
6. Francisco Pimentel (Spyker/Zakspeed), +1:29.032
7. Leonardo Couto (Alliance Sky/Lotus), +1:31.851
8. Rafael David (Pro Chiara/Williams), +1 volta
9. Andre Cozza (Pro Chiara/Williams), +1 volta
10. Daniel Maloni (Chiara/McLaren), +1 volta
O resultado oficial e a classificação completa serão lançados no site www.f1bc.com. A sexta etapa da Formula Classic acontece em 31 de julho, a partir das 21h30, no circuito virtual de Hungaroring. A Race Brasil transmite a prova ao vivo.
Para assistir o VT da prova na íntegra acesse: http://ow.ly/5GUwx
Veja mais notícias sobre o Automobilismo Virtual Brasileiro no site http://www.racebrasil.com.br
2011, autoracing, f1, formula classic, race brasil, rfactor, virtual
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.