Villeneuve detona comissários do GP dos EUA
quinta-feira, 24 de outubro de 2024 às 14:20
Jacques Villeneuve e Damon Hill
O campeão de 1997 da F1 Jacques Villeneuve, é de alguns anos para cá um comentarista sem rodeios. Ele costuma falar exatamente o que pensa, muito diferente da “imprensa branca” que cobre e F1, mas tem medo de sofrer represálias quando critica a categoria e /ou seu órgão regulador, a FIA.
Jacques usou as mesmas palavras que o editor-chefe do Autoracing usou em sua LIVE no domingo pós corrida: “amadores e incompetentes”.
Villeneuve entrou na conversa sobre o debate sobre o GP dos EUA do último fim de semana em relação às decisões erráticas tomadas pelos comissários, com o canadense rotulando-os de “amadores” e “incompetentes”.
Concentrando-se no incidente envolvendo Max Verstappen e Lando Norris nas voltas finais da corrida, Villeneuve acredita que a decisão dos comissários de punir o piloto da McLaren refletiu a inconsistência duradoura dos julgamentos dos comissários.
Norris recebeu uma punição de cinco segundos por sair da pista e ganhar vantagem durante sua tentativa de ultrapassar Verstappen, que ocorreu a apenas quatro voltas do final da corrida.
Villeneuve: ambos os pilotos deveriam ter sido punidos
“Os comissários de F1 fizeram uma bagunça”, Villeneuve disse ao CanadaCasino.ca. “Na largada, Max mereceu uma punição por empurrar Lando completamente para fora da pista? Sim.”
“Vamos dar uma olhada no incidente em que Lando foi punido. Lando pisou fundo quando estava do lado de fora da pista? Sim, pisou. Verstappen estava à frente no ápice? É difícil ver do ângulo, mas possivelmente estava.”
“Por que Lando estava fora da pista? Porque ele foi empurrado para fora da pista! Ele ganhou uma vantagem, mas Max simplesmente não fez a curva. Os dois estavam fora.”
A principal alegação de Villeneuve está na aplicação seletiva das regras. De acordo com o canadense, o livro de regras afirma claramente que os pilotos que forçam outros a saírem da pista devem receber uma punição de cinco segundos e, neste caso, as ações de Verstappen justificaram a mesma punição que Norris recebeu.
“As regras são claras. Quando um carro tira outro da pista da pista, eles recebem uma punição de cinco segundos. Tanto Norris quanto Max deveriam ter recebido uma punição. Um incidente não desculpa o outro. Isso significaria Norris em P3 e Max em P5.”
“Os comissários não são equilibrados. Se você vai ser rigoroso com as regras, aplique-as igualmente a todos. Isso faz uma grande diferença e tem um impacto real no campeonato.”
O canadense também expressou sua consternação com a falha dos comissários em sequer investigar o papel de Verstappen, chamando-os de “verdadeiros amadores”.
“Eles nem mesmo reconheceram que Max empurrou Norris para fora da pista. Eles nem olharam para isso. Eles são verdadeiros amadores”, acrescentou.
“Se ambos tivessem sido penalizados, Norris teria conseguido mais dois pontos e Max teria quatro a menos e mais dois pontos extras para a McLaren de Piastri”.
O vencedor de onze GPs acredita que o problema central é a inconsistência demonstrada pelos comissários de corrida. Ele argumenta que a ação de um piloto deve ser penalizada com base no ato em si, não no resultado final.
“Foi apenas mais incompetência dos comissários não verem o que estava acontecendo”, ele acrescentou.
“As pessoas querem ver consistência. Não deve ser baseado nos resultados da ação de um piloto. Deve ser baseado na ação em si. Como Norris obteve uma vantagem, eles o puniram enquanto ignoravam quem começou tudo.”
“Houve dois incidentes separados. Ambos deveriam ter tido punições de cinco segundos. “Está bem claro nas regras, concluiu.”
comissários f1, noticias f1, noticias Lando Norris, noticias Max Verstappen, Noticias Villeneuve, punições F1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.