Verstappen vence GP caótico da Austrália
domingo, 2 de abril de 2023 às 4:41
Max Verstappen
Max Verstappen venceu um caótico e polêmico GP da Austrália, que terminou sob um safety car após uma relargada ridícula afetada por um acidente estranho de Kevin Magnussen na volta anterior.
O piloto da Red Bull liderou Lewis Hamilton, da Mercedes, e Fernando Alonso, da Aston Martin, para chegarem ao pódio.
Isso apesar de Alonso ter rodado na relargada a duas voltas do fim e caído para trás.
O órgão regulador da FIA disse que a ordem deve ser declarada na relargada para uma volta final atrás do safety car.
Não tinha como haver uma nova largada “real”, uma vez que só faltava uma volta para o fim e ela seria completada quando o safety car saísse da pista, ou seja, não haveria mais corrida.
Para aumentar a polêmica, Carlos Sainz, da Ferrari, recebeu uma punição de cinco segundos por causar a batida decisiva na primeira curva ao bater no carro de Alonso, que o tirou de P4 para P12 e fora dos pontos.
Um Sainz emocionado descreveu essa decisão como “inaceitável”, acrescentando: “Eles precisam esperar até depois da corrida e discutir comigo. Claramente, a punição não é merecida. É muito severa.”
Os pilotos da Alpine Pierre Gasly e Esteban Ocon foram os outros grandes perdedores nas decisões oficiais – eles fizeram a penúltima relargada em P5 e P10, mas colidiram e abandonaram na segunda curva.
Os eventos sem precedentes levarão à controvérsia de que a F1 está colocando o showbusiness acima do esporte.
Há uma linha direta desde as voltas finais do GP de Abu Dhabi em 2021 – quando a direção de corrida cometeu erros que mudaram o rumo da luta pelo campeonato mundial entre Verstappen e Hamilton – até esses eventos, quando a bandeira vermelha final foi lançada para tentar garantir que o GP terminaria em condições de corrida (?).
Ironicamente, esse desejo levou a um clímax final bizarro e confuso, e a uma corrida que realmente terminou sob um safety car.
A batida na primeira curva levou a FIA a decidir que uma volta havia ocorrido, mas que a maioria dos eventos durante ela não surtiu efeito, exceto a batida entre os carros da Alpine. Seguindo esse raciocínio bizarro, Sainz não deveria ter sido punido.
Veja a classificação final:
Pos | Piloto | Equipe | Voltas | Diferença |
1 | Max Verstappen | Red Bull/Honda RBPT | 58 | |
2 | Lewis Hamilton | Mercedes | 58 | 0.179 |
3 | Fernando Alonso | Aston Martin/Mercedes | 58 | 0.769 |
4 | Lance Stroll | Aston Martin/Mercedes | 58 | 3.082 |
5 | Sergio Pérez | Red Bull/Honda RBPT | 58 | 3.320 |
6 | Lando Norris | McLaren/Mercedes | 58 | 3.701 |
7 | Nico Hülkenberg | Haas/Ferrari | 58 | 4.939 |
8 | Oscar Piastri | McLaren/Mercedes | 58 | 5.382 |
9 | Zhou Guanyu | Alfa Romeo/Ferrari | 58 | 5.713 |
10 | Yuki Tsunoda | AlphaTauri/Honda RBPT | 58 | 6.052 |
11 | Valtteri Bottas | Alfa Romeo/Ferrari | 58 | 6.513 |
12 | Carlos Sainz Jr. | Ferrari | 58 | 6.594 |
13 | Pierre Gasly | Alpine/Renault | 56 | Colisão |
14 | Esteban Ocon | Alpine/Renault | 56 | Colisão |
15 | Nyck de Vries | AlphaTauri/Honda RBPT | 56 | Colisão |
16 | Logan Sargeant | Williams/Mercedes | 56 | Colisão |
17 | Kevin Magnussen | Haas/Ferrari | 52 | Rodada |
George Russell | Mercedes | 17 | UP | |
Alexander Albon | Williams/Mercedes | 6 | Rodada | |
Charles Leclerc | Ferrari | 0 | Colisão |
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