Verstappen toma punição incomum por falar palavrão

sexta-feira, 20 de setembro de 2024 às 9:50

Max Verstappen

Max Verstappen recebeu ordens dos comissários do GP de Singapura para “realizar algum trabalho de interesse público” após xingar durante uma coletiva de imprensa oficial da FIA.

Verstappen usou um palavrão para se referir ao seu carro na classificação para o GP do Azerbaijão no último fim de semana.

Isso ocorreu horas depois de Mohammed Ben Sulayem, presidente da FIA, ter pedido aos pilotos que moderassem a linguagem no rádio durante os corridas.

Verstappen foi lembrado pelo apresentador Tom Clarkson para ter cuidado com a linguagem antes de ser questionado sobre palavrões e respondeu: “Desculpe-me pela linguagem, mas vamos lá. O que somos? Crianças de cinco ou seis anos?”

Após uma audiência sobre uma suposta violação do Artigo 12.2.1.k do Código Esportivo Internacional – linguagem usada durante a coletiva de imprensa da FIA – os comissários determinaram que Verstappen teve uma conduta inadequada.

Um relatório afirmou: “É política da FIA garantir que a linguagem usada em seus fóruns públicos, como coletivas de imprensa, atenda aos padrões geralmente aceitos para todos os públicos e transmissões”.

“Isso é particularmente verdadeiro no caso de declarações feitas por participantes do Campeonato Mundial, que são modelos dentro e fora do esporte”.

“Isso está claro no regulamento da FIA e foi reforçado por casos anteriores apresentados aos comissários na Fórmula 1, em particular em Las Vegas 2023”.

“Os comissários revisaram a transcrição da coletiva de imprensa dos pilotos da FIA na quinta-feira em Singapura e Max Verstappen usou uma linguagem para descrever seu carro no evento no Azerbaijão que é geralmente considerada ‘grosseira, rude’ ou pode ‘causar ofensa’ e não é considerada adequada para transmissão”.

“Isso é ‘má Conduta’ conforme definido no Artigo 20 do Código Esportivo Internacional e é uma violação do Artigo 12.2.1.k”.

“Os comissários observaram que a linguagem não foi dirigida a ninguém ou a nenhum grupo. Quando convocado pelos comissários, o piloto explicou que a palavra usada é comum na linguagem que ele aprendeu, já que o inglês não é sua língua nativa”.

“Embora os comissários aceitem que isso pode ser verdade, é importante que os modelos aprendam a ser conscientes ao falar em fóruns públicos, particularmente quando não estão sob nenhuma pressão específica. Verstappen se desculpou por seu comportamento”.

“Os comissários observam que multas significativas foram aplicadas por linguagem ofensiva ou direcionada a grupos específicos. Esse não é o caso aqui”.

“Mas como esse tópico já foi levantado antes e é bem conhecido pelos competidores, os comissários decidiram ordenar uma punição maior do que a anterior e que Verstappen seja ‘obrigado a realizar algum trabalho de interesse público’ (Artigo 12.4.1.d do Código Esportivo Internacional), em coordenação com o Secretário Geral de Esportes da FIA”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.