Verstappen suporta pressão de Norris e vence em Imola
domingo, 19 de maio de 2024 às 11:35
Max Verstappen
Max Verstappen suportou a pressão de Lando Norris nas últimas voltas e conquistou a 59ª vitória de sua carreira no GP da Emilia Romagna.
O holandês comandou a corrida do início ao fim em uma resposta decisiva à ameaça representada pela McLaren ao longo do fim de semana.
Nas voltas finais, Norris se aproximou de Verstappen na batalha pela liderança, mas o tricampeão mundial o manteve sob controle para vencer.
O pódio foi completado por Charles Leclerc, que levou a melhor sobre a segunda McLaren de Oscar Piastri.
Após manter a liderança na largada, Verstappen aumentou sua diferença para Norris para mais de dois segundos nas primeiras 10 voltas, enquanto Piastri atacava as Ferraris.
Na 10ª passagem, a prova de Alex Albon foi arruinada depois que um erro no pit-stop resultou em uma roda solta, forçando-o a diminuir o ritmo e retornar aos pits. Isso também lhe rendeu uma punição de 10 segundos.
Pouco depois, Piastri aumentou a pressão sobre Carlos Sainz na batalha pelo quarto lugar, mas o espanhol conseguiu se segurar na primeira curva.
Mais abaixo, a RB conseguiu um undercut bem-sucedido com Yuki Tsunoda, que parou uma volta antes de Nico Hulkenberg na luta pelos pontos.
Perez, que largou com pneus duros em 11º, perdeu vários segundos após travar o pneu dianteiro esquerdo e escapar na penúltima curva.
George Russell se tornou o primeiro dos protagonistas a colocar pneus duros na volta 22, com os seus rivais fazendo o mesmo pouco depois.
Norris parou na volta seguinte, mas ficou atrás de Perez. Ele seguiu o mexicano por uma volta antes de ultrapassar na primeira curva.
Piastri e Verstappen fizeram seus respectivos pit-stops nas voltas 24 e 25, com as Ferraris e Lewis Hamilton optando por um stint mais longo.
Leclerc entrou na volta 26 antes de Hamilton, com pneus velhos, cometer um erro e passar pela brita na curva 12. O piloto da Mercedes parou na volta posterior.
Perez foi o último a fazer a troca para pneus médios na volta 38 antes de se recuperar até a oitava posição.
Na frente, Verstappen ficou sob pressão nas últimas 10 voltas, enquanto Norris aumentava o ritmo e se aproximava do tricampeão.
Depois de tirar vários segundos, Norris perseguiu Verstappen até a bandeira quadriculada, mas seu esforço não foi suficiente.
Piastri se manteve em quarto e Sainz teve que se contentar com o quinto lugar.
Em um dia relativamente tranquilo, Russell colocou pneus médios novos a 10 voltas do final e fez a volta mais rápida antes de cruzar a linha de chegada em sétimo, atrás do companheiro Hamilton.
Apesar de ter pneus mais novos e macios comparado aos que estavam à frente, Perez não conseguiu avançar para atacar as Mercedes, saindo do fim de semana com quatro pontos.
Lance Stroll foi o nono, enquanto Tsunoda garantiu o último ponto em 10º.
Classificação da prova:
f1, formula 1, GP da Emilia Romagna, max verstappen, noticias f1, red bull, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.