Verstappen: Red Bull “merecia mais” após “não entrar em pânico”

sábado, 14 de dezembro de 2024 às 9:15

Max Verstappen

Max Verstappen sente que a Red Bull “merecia um pouco mais” do que o terceiro lugar no campeonato de construtores em 2024 depois que a equipe “não entrou em pânico” quando começou a lutar.

Tendo conquistado o título em dois anos consecutivos, a equipe de Milton Keynes ficou atrás da McLaren e da Ferrari, apesar do holandês garantir um quarto título consecutivo de pilotos de F1.

O piloto de 27 anos refletiu sobre o ano de “altos e baixos” na cerimônia de premiação de fim de temporada da FIA ao receber o troféu por seu último título.

Tendo começado a campanha na mesma forma impiedosa que desfrutou ao longo de 2023, a Red Bull logo começou a encontrar dificuldades com o RB20, um carro que provou estar muito longe de seu antecessor.

Simultaneamente, McLaren, Ferrari e depois Mercedes ganharam terreno, reduzindo significativamente a outrora ameaçadora lacuna de desempenho.

Isso fez com que Verstappen passasse 10 etapas sem uma vitória entre os GPs da Espanha e de São Paulo, enquanto Lando Norris reduzia sua outrora grande vantagem no campeonato.

Enquanto o vencedor de 63 GPs prevaleceu, sua equipe não prevaleceu em meio à forma tórrida de Sergio Perez. À medida que o RB20 se tornou mais difícil de equilibrar e acertar, o desempenho e os resultados do piloto de 34 anos despencaram, algo que significa que Verstappen provavelmente terá um novo companheiro de equipe em 2025.

No entanto, o tetracampeão de pilotos de F1 sente que a equipe “realmente se manteve unida” durante as dificuldades.

“Esta temporada, como você pode ver também no vídeo (de recapitulação da temporada mostrada no palco), foi bastante alta e baixa”, disse Verstappen na premiação da FIA. “Tivemos um ótimo começo de ano. Tudo parecia ótimo, especialmente de fora”.

“Como equipe, você sempre entende suas limitações e no que quer trabalhar, e então a concorrência fez um ótimo trabalho, eles melhoraram muito seus carros e tornaram tudo muito mais difícil para nós, especialmente no campeonato de construtores”, explicou.

“Tivemos uma fase um pouco difícil no meio da temporada, mas mesmo quando estávamos sob pressão, estávamos tendo momentos difíceis, acho que a equipe realmente se manteve unida. Não entramos em pânico, o que poderia ser facilmente feito nesse tipo de situação”, prosseguiu.

Devido à extensão da forma instável de Perez, Verstappen e a Red Bull não conseguiram evitar que eles fossem ultrapassados no campeonato de construtores.

A equipe terminou o ano 77 pontos atrás da McLaren e 63 atrás da Ferrari, embora tivesse nove vitórias contra seis e cinco de suas oponentes, respectivamente. Verstappen sustentou que o terceiro lugar talvez não seja totalmente representativo da temporada em geral.

“Mas no final do dia, estou muito orgulhoso, muito orgulhoso de todos na equipe também”, acrescentou. “Claro, não estamos aqui como campeões de construtores, mas de certa forma, acho que merecíamos um pouco mais naquele campeonato”.

“Eu tentei o meu melhor, e também sabemos muito bem no que temos que trabalhar para o próximo ano, e estou muito animado com isso também, porque parece que vai ser uma luta de verdade entre muitas equipes”, concluiu o novo tetracampeão.

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.