Verstappen não descarta impacto da saída de Newey
sexta-feira, 30 de agosto de 2024 às 9:22
Max Verstappen
Max Verstappen não pode descartar o impacto que a saída de Adrian Newey teve na queda drástica de performance da Red Bull.
Newey anunciou sua saída do cargo de chefe técnico da Red Bull no início deste ano e estará livre para trabalhar para outra equipe antes das novas regras de 2026.
Red Bull e Verstappen venceram sete das 10 primeiras corridas da temporada, mas estão sem vitórias desde o GP da Espanha, com o RB20 sendo superado pelo MCL38 da McLaren como o carro mais veloz.
Ao ser questionado se a queda de desempenho do RB20 teve algo a ver com a saída de Newey, Verstappen não conseguiu descartar totalmente a teoria.
“Normalmente não”, disse Verstappen à mídia. “É que tem sido mais difícil desde que ele anunciou que estava saindo”.
Verstappen confirmou ter conversado com Newey, mas explicou que fazer perguntas sobre os problemas do RB20 seria “injusto”.
“Bem, nem tanto nas últimas semanas, e ele também mudou de cargo. Mas sempre que o vejo, temos um bom relacionamento, isso nunca foi um problema. Seria um pouco injusto (perguntar sobre os problemas do carro); como eu disse, normalmente não, mas pode ser”.
Verstappen admitiu que uma repetição de suas 19 vitórias em 22 corridas no ano passado nunca aconteceria, mas ele está um pouco chocado com o tamanho do desafio que a equipe enfrenta.
“Escute, eu apenas faço o melhor que posso. Se eu ganhar ou não, isso não vai mudar minha vida”, disse ele.
“Eu gostaria de vencer? Sim, claro, mas não está em minhas mãos com a performance do carro porque só tento fazer o melhor que posso, dar feedback, torná-lo mais rápido, e não sei se isso será suficiente até o fim do ano”.
“Porém, eu sei que daremos tudo de nós como equipe para tentar ser mais competitivos do que mostramos em Zandvoort porque foi um fim de semana muito ruim para nós”.
“Eu gostaria de vencer mais? Sim, claro, mas eu também sabia que uma temporada como a que tivemos no ano passado é muito irreal”.
“Eu esperava que fosse assim? Na verdade não, considerando como terminamos (2023) e como começamos (2024). Cabe a nós tentar melhorar, mas sei que todos estão trabalhando duro para isso”.
adrian newey, f1, formula 1, max verstappen, noticias f1, red bull, saida
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.