Verstappen explica o dispositivo da Red Bull

sexta-feira, 18 de outubro de 2024 às 9:02

Max Verstappen

Max Verstappen está convencido de que o dispositivo de ajuste de altura da Red Bull não oferece nenhuma vantagem de performance.

A equipe se viu sob os holofotes em Austin após a revelação de um sistema que ajusta a altura da parte frontal do assoalho de seu RB20, permitindo que ela seja alterada entre a classificação e a corrida.

O dispositivo veio à tona após a última corrida em Singapura, aparentemente por meio de documentos de componentes de código aberto que as equipes fornecem à FIA sobre o design de seus carros.

Isso alertou os rivais da Red Bull, dando início a conversas com a FIA, o que resultou na decisão da federação de “implementar ajustes de procedimento visando garantir que a folga do ‘bib’ dianteiro não possa ser facilmente modificada. Em alguns casos, isso pode envolver a aplicação de um lacre para fornecer mais garantias de conformidade”.

Verstappen, que entra na corrida deste fim de semana em Austin com uma vantagem de 52 pontos sobre seu principal rival no campeonato, Lando Norris, insiste que o furor não passa de tempestade em copo d’água.

Questionado sobre o que estava acontecendo, o tricampeão mundial respondeu: “Nada. Quer dizer, é de código aberto, certo? Todos podem ver”.

“Para nós, era apenas uma ferramenta fácil. Quando as peças estavam desmontadas, era fácil de ajustar. Mas uma vez que o carro inteiro é montado, você não pode tocá-lo”.

“Nada muda para nós… Quando li, pensei em outras equipes fazendo isso, e então descobri que era relacionado à nossa equipe. Nós nem sequer mencionamos isso no briefing. Portanto, é apenas uma ferramenta para facilitar o ajuste”.

Quando lhe perguntaram se isso teve algum impacto na performance, Verstappen respondeu sucintamente: “Não”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.