Verstappen e Norris batem, Russell herda a vitória no GP da Áustria

domingo, 30 de junho de 2024 às 11:28

George Russell

George Russell conquistou uma vitória surpreendente no GP da Áustria após uma dramática colisão entre Max Verstappen e Lando Norris.

Verstappen estava tranquilo na frente até um segundo pit stop na volta 52. O tricampeão mundial viu sua vantagem de sete segundos ser quase eliminada por uma parada lenta devido à dificuldade para retirar o pneu traseiro esquerdo.

Norris saiu dos boxes cerca de 50 metros atrás, e o que se desenrolou nas voltas seguintes foi uma batalha incrível entre os dois.

Entretanto, suas corridas foram arruinadas na volta 65 quando Norris tentou novamente uma ultrapassagem na curva 3. Verstappen tentou se defender, mas tocou no britânico.

Com isso, ambos tiveram pneus furados – Verstappen o traseiro esquerdo e Norris o dianteiro direito – e foram forçados a retornar aos pits.

O holandês conseguiu continuar após uma troca de pneus, mas Norris abandonou devido a danos adicionais sofridos no carro. Contudo, Verstappen recebeu uma punição de 10 segundos por causar a colisão.

O incidente permitiu que Russell assumisse a liderança e conquistasse sua segunda vitória na Fórmula 1. Ele e a Mercedes haviam vencido pela última vez no GP de São Paulo de 2022.

Oscar Piastri, da McLaren, ficou em segundo, à frente da Ferrari de Carlos Sainz e da segunda Mercedes de Lewis Hamilton. Verstappen, que também somou um ponto pela volta mais rápida, ainda foi o quinto.

Os pilotos da Haas, Nico Hulkenberg e Kevin Magnussen, terminaram em sexto e oitavo – separados por Sergio Perez (Red Bull). Daniel Ricciardo (RB) e Pierre Gasly (Alpine) completaram os 10 primeiros.

Assim que as cinco luzes vermelhas se apagaram, foi novamente uma largada limpa para Verstappen, que abriu uma pequena vantagem sobre Norris antes da primeira curva.

Atrás dele, Hamilton foi empurrado por Sainz na curva 1. Ele foi investigado por sair da pista e ganhar vantagem, mas os comissários rapidamente descartaram uma punição.

Charles Leclerc ficou espremido entre Piastri à sua esquerda e Perez à sua direita, fazendo com que o australiano tocasse na aleta esquerda da asa dianteira da Ferrari. O monegasco precisou de um pit stop e caiu para último.

Na terceira volta, Hamilton, que perseguia Russell no início, conseguiu brevemente a terceira posição, mas tomou o troco na curva 4.

Estranhamente, com a Mercedes ainda aguardando uma decisão dos comissários para Hamilton e Sainz, o heptacampeão foi instruído a devolver a posição, o que ele fez na quinta volta.

Foi desnecessário considerando a decisão dos comissários, embora houvesse uma preocupação da Mercedes em relação a uma possível punição de 10 segundos.

A tarde complicada de Hamilton continuou quando ele tomou uma penalização de cinco segundos por cruzar a linha branca na entrada do pit lane.

Perez foi o próximo a ser punido, tomando cinco segundos por excesso de velocidade no pit lane.

Em uma batalha pelo 11º lugar envolvendo Fernando Alonso e a dupla da Alpine, o espanhol inicialmente foi ultrapassado por seu ex-companheiro de equipe na reta principal.

Na subida para a curva 3 e com a ajuda do DRS, Alonso tentou retomar a posição, mas Ocon se defendeu agressivamente, permitindo que Gasly colocasse por fora.

Enquanto Gasly tentava manter sua posição, Ocon empurrou seu compatriota, que ficou furioso com a manobra. Na volta 41, eles ficaram novamente roda a roda antes de Gasly prevalecer na curva 4.

Verstappen e Norris colocaram pneus médios na volta 52. O holandês perdeu quase toda a sua vantagem de sete segundos devido a uma parada lenta.

Na volta 55 e com a ajuda do DRS, Norris tentou passar Verstappen na curva 3. O britânico reclamou que Verstappen havia se movido na freada para se defender.

Norris teve de recuar e por um curto período saiu da janela do DRS. Enquanto isso, Verstappen reclamava que havia “algo errado com o carro, falta de aderência”, permitindo que Norris se aproximasse novamente.

Na volta 59, Norris fez outra tentativa na curva 3 e passou por alguns momentos, mas travou a roda dianteira direita e não conseguiu contornar a curva, permitindo que Verstappen retomasse a liderança.

Os comissários investigaram Norris por exceder os limites de pista, pois ele já havia recebido uma bandeira preta e branca pela infração. Logo isso se tornou irrelevante, pois eles deram sequência à sua batalha dramática até a batida.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.