Verstappen critica regulamentos de efeito solo
sábado, 22 de fevereiro de 2025 às 9:20
Max Verstappen
Os regulamentos de efeito solo foram introduzidos em 2022 para nivelar o grid na F1, uma vez que há um limite de downforce e desempenho que você pode extrair da era atual dos carros de Fórmula 1. Max Verstappen, o piloto de maior sucesso sob este conjunto de regulamentos aerodinâmicos, não é o seu maior fã.
Embora Verstappen tenha desfrutado de um tremendo sucesso desde 2022, acumulando pole positions, vitórias e conquistando cada título mundial até agora, ele não está feliz com o estado atual das questões aerodinâmicas na Fórmula 1. “Em termos de sucesso, tem sido bom para mim”, afirmou.
O que Verstappen preferiria pilotar? “Prefiro os carros mais antigos”, disse claramente o tetracampeão mundial. Por que? Os carros atuais são muito exigentes e qualquer tipo de mudança na superfície da pista perturba o fluxo de ar sob o carro, o que muitas vezes resulta em uma mudança momentânea de equilíbrio e pode induzir saídas de frente e de traseira, até mesmo na mesma curva, como o holandês relatou muitas vezes ao longo da temporada de 2024.
“Além disso, fisicamente, com os solavancos, não é tão divertido andar na zebra. Cada pista agora precisa ser super suave, eu diria, o que é uma pena. Tem sido bom para mim em termos de resultados, mas não gosto de avaliar as coisas por causa dos resultados”, comentou.
“Em termos de pilotagem, é mais ou menos, eu diria. Ainda é um carro de Fórmula 1, não me interpretem mal, ainda é muito rápido, mas acho que 2020, Em 2021, esses carros eram um pouco mais ágeis, eu diria”, concluiu Verstappen.
carro, efeito-solo, f1, formula 1, max verstappen, noticias f1, red bull f1, regulamentos, verstappen f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.