Verstappen conquista vitória espetacular em Interlagos

domingo, 3 de novembro de 2024 às 14:58

Max Verstappen

Max Verstappen escalou o pelotão após largar em 17º e conquistou uma vitória impressionante no chuvoso e caótico GP de São Paulo.

O tricampeão mundial ganhou sete posições só na primeira volta e também contou com a sorte, pois ainda não havia parado quando houve uma bandeira vermelha causada pela batida de Franco Colapinto.

A Alpine garantiu um resultado de sonho com Esteban Ocon em segundo e Pierre Gasly em terceiro.

Lando Norris chegou apenas em sexto após errar em uma relargada na volta 43. Ele também está sob investigação, assim como outros, por uma possível infração no procedimento de largada abortada no início da corrida.

De qualquer forma, o resultado prejudicou severamente suas chances de título, com Verstappen abrindo 62 pontos de vantagem.

Apenas 19 pilotos largaram, com Alex Albon ficando fora devido aos grandes danos em seu carro depois de seu acidente assustador na classificação.

O circuito estava molhado no começo da prova, obrigando todos os 19 pilotos a largarem com pneus intermediários.

Lance Stroll bateu na volta de formação. O canadense rodou na curva 4 e ficou preso na brita enquanto tentava retornar à pista.

A largada abortada causou confusão para Norris, que saiu para outra volta de formação quando não deveria. Norris, George Russell, Yuki Tsunoda e Liam Lawson serão investigados por uma potencial infração durante o procedimento.

Russell largou bem e assumiu a liderança na primeira curva, à frente de Norris e Tsunoda. Mais atrás, Sergio Perez caiu para último após rodar no segundo setor.

Russell conseguiu construir uma vantagem de dois segundos sobre Norris nas primeiras voltas, mas o piloto da McLaren rapidamente alcançou seu compatriota.

Verstappen já estava em nono na quinta volta e em seguida ultrapassou Fernando Alonso, Oscar Piastri e Liam Lawson. Charles Leclerc, que estava em quinto, foi o primeiro a parar na volta 25, dando outra posição ao holandês.

Uma chuva torrencial caiu repentinamente na volta 28. Uma rodada de Nico Hulkenberg desencadeou o safety car virtual. Vários pilotos, incluindo Russell e Norris, escolheram esse momento para trocar pneus.

Ocon, Verstappen e Gasly não entraram e assumiram os três primeiros lugares, com Russell e Norris retornando em quarto e quinto. As condições estavam péssimas, resultando na entrada do safety car na volta 31.

Segundos antes da neutralização, Norris ultrapassou Russell. Atrás do safety car, a chuva começou a diminuir; entretanto, um grande acidente de Franco Colapinto provocou uma bandeira vermelha na volta 33.

Isso significou que Ocon, Verstappen e Gasly puderam trocar pneus durante a paralisação e relargar nas três primeiras colocações, com Norris em quarto.

Durante a bandeira vermelha, Hulkenberg foi desclassificado por receber ajuda dos fiscais quando rodou na volta 28.

A prova recomeçou com uma relargada em movimento. A aderência era mínima e Norris escapou na curva 4, perdendo o quarto lugar para Russell.

Ocon rapidamente abriu uma vantagem de três segundos; contudo, um segundo safety car foi necessário na volta 40 depois que Sainz bateu na curva 7.

Foi uma neutralização curta que terminou no final da volta 42. Desta vez, Verstappen teve a reação mais rápida e tomou a ponta na primeira curva.

Norris cometeu outro erro e caiu para sétimo. Verstappen rapidamente construiu uma vantagem de vários segundos e ficou tranquilo na frente.

Na volta 46, a McLaren ordenou que Piastri e Norris trocassem de posição, promovendo o britânico a sexto. Porém, ele não conseguiu tirar a quinta colocação de Leclerc.

Pouca coisa aconteceu nas voltas finais, com Verstappen cruzando a linha mais de 19 segundos à frente da dupla da Alpine. Ele também marcou o ponto de bônus pela volta mais rápida.

Classificação da prova:


 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.