Vasseur insiste que Ferrari não trapaceou na China
quinta-feira, 27 de março de 2025 às 9:34
Lewis Hamilton e Charles Leclerc
A “busca pela perfeição” da Ferrari foi “longe demais” na China, insiste Frederic Vasseur, chefe da equipe.
A mídia italiana descreveu o projeto de carro da equipe para 2025 como ambicioso, mas “imaturo”, o que foi claramente visto em Xangai, onde Lewis Hamilton largou na frente e venceu a corrida curta, mas depois enfrentou dificuldades no GP.
Pior ainda, após a prova, a FIA descobriu que os dois carros eram ilegais – Hamilton com uma prancha excessivamente desgastada e Charles Leclerc abaixo do peso.
“Devemos ter sido agressivos demais”, declarou Vasseur ao L’Equipe da França. “Esse revés mostra que estamos em busca da perfeição e que às vezes vamos longe demais”.
Em ambos os casos, os carros não estavam longe de serem legais – apenas 1 kg de peso para Leclerc e a prancha de Hamilton 0.5mm abaixo da espessura permitida.
“Você tem de fazer uma distinção entre desclassificação porque está correndo riscos e desclassificação por trapaça”, insistiu Vasseur.
“O objetivo do jogo na Fórmula 1 é forçar até o limite de todos os parâmetros, em todos os lugares. Chegar ao último grama de peso, ao último décimo de milímetro da prancha, ao último milímetro de deformação da asa”.
“É certo que quanto mais pressão, mais intensa a luta, mais perto você precisa chegar desses limites e mais riscos corre”.
Vasseur não está descartando as chances da Ferrari de vencer a McLaren no campeonato mundial de 2025.
“É claro que a McLaren está em boa forma”, disse ele ao motorsport-total.com. “Mas isso não significa que o campeonato acabou para nós”.
“Estamos falando de um décimo ou um décimo e meio por volta. Você pode ir de sexto para primeiro ou de primeiro para sexto, então precisamos ter calma, trabalhar passo a passo e fazer alterações no carro até o último momento”.
desclassificações, f1, ferrari, formula 1, frederic vasseur, gp da china, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.