Tsunoda não completou uma volta voadora no teste de ontem em Abu Dhabi

quarta-feira, 11 de dezembro de 2024 às 14:09

Yuki Tsunoda

Uma vez que a Red Bull já declarou que não quer colocar um piloto consagrado como “de ponta” ao lado de Max Verstappen na equipe, existe uma clara preferência no paddock da F1 para que Tsunoda seja o companheiro de equipe do tetracampeão em 2025. A Red Bull deve anunciar no final desta semana que Sergio Perez perdeu sua vaga.

O teste, então, foi uma oportunidade final para o piloto japonês defender seu caso na pista. Ele acontece no final de uma boa temporada para o piloto de 24 anos.

A transição no final da temporada de Daniel Ricciardo para Lawson dificulta as comparações diretas com companheiros de equipe. Mas Tsunoda foi responsável por marcar 30 dos 46 pontos da equipe (ou cerca de 65%).

Ele foi particularmente impressionante em uma única volta, vencendo suas batalhas de classificação dentro da equipe por 17-6. E talvez o mais importante, o P12 foi a melhor posição do campeonato de sua carreira até o momento.

Red Bull insiste que não estava avaliando os tempos de volta de Yuki Tsunoda no teste de Abu Dhabi

23 pilotos diferentes apareceram em Yas Marina na terça-feira, com Ferrari, Mercedes e McLaren correndo com três. Charles Leclerc marcou o tempo mais rápido, pouco mais de um décimo à frente do ex-companheiro de equipe Carlos Sainz, que fez sua estreia pela Williams.

Tsunoda foi apenas o 17º mais rápido, 1,1 segundos atrás do recorde de Leclerc. Com base em suas exibições neste ano, isso não parece representativo de seu ritmo real.

De fato, de acordo com a própria Red Bull, “o teste não se tratava” de tempos de volta. Eles estavam mais focados em testar peças para 2025, bem como entender os compostos de pneus revisados.

Tsunoda provavelmente queria completar uma corrida de desempenho total para mostrar à Red Bull do que ele era capaz. Mas a equipe pode não ter visto isso como o melhor uso de seu tempo.

Quão rápido foi Yuki Tsunoda em comparação com Sergio Perez?

Talvez seja um sinal preocupante que Tsunoda não tenha tido a oportunidade de uma volta voadora com pouco combustível nos compostos mais rápidos e novos. A Red Bull não tem necessariamente esses dados disponíveis, embora eles possam consultar a telemetria da RB, que é um carro com comportamento muito diferente do RB20

Talvez isso tenha sido simplesmente um esforço para apaziguar a Honda e se preparar para a defesa do título de Verstappen em 2025, em vez de uma avaliação completa de Tsunoda. Mas os engenheiros inevitavelmente teriam aprendido muito sobre em suas 127 voltas.

A Red Bull não realizou uma sessão de mídia depois porque eles estavam “com medo” de perguntas sobre sua dupla de 2025. Tsunoda tem sido particularmente franco sobre o assunto.

A volta de classificação de Perez foi 1,4 segundos mais rápida que Tsunoda, mas novamente o piloto japonês não teve a chance de completar uma volta comparável. Se a decisão fosse tomada apenas com base na velocidade bruta, ele poderia obter o aceno, mas a Red Bull disse estar avaliando um pacote abrangente.

AS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.