Tsunoda e Lawson terão o GP de Abu Dhabi para convencer a Red Bull
segunda-feira, 2 de dezembro de 2024 às 14:42
Tsunoda, Lawson e Perez
Tsunoda e Lawson terão uma corrida – o GP de Abu Dhabi – para mostrar qual deles vai assumir o assento de Sergio Perez na Red Bull Racing em 2025, uma vez que a corda foi colocada no pescoço do mexicano.
Assim que a saída for confirmada oficialmente, fontes indicam que Lawson está pronto para assumir o cargo, mas a decisão final não será tomada até depois da corrida de Abu Dhabi.
Lawson é o preferido da cúpula da Red Bull, portanto Tsunoda terá que conseguir que a RB deixe seu carro do jeito que ele prefere para o GP de Abu Dhabi para que ele tenha chance de bater Lawson e acabar com a “dúvida” que paira sobre ele na equipe, não no paddock.
A grande maioria do paddock acha que Tsunoda é o merecedor da vaga e mostrou isso performando melhor todos seus companheiros de equipe após Pierre Gasly sair da Red Bull.
Christian Horner deu o sinal mais claro até agora de que a equipe chegou ao fim da estrada com o mexicano e que ele não será mantido na próxima temporada.
Seu fim de semana no Catar incluiu uma reação lenta ao semáforo do pitlane ficando verde no início da corrida Sprint de sábado, e ele foi ultrapassado por Franco Colapinto.
Perez disse que estava tentando garantir ar limpo, pois a corrida era uma sessão de teste, mas a equipe não sabia de seu plano.
Na corrida principal de domingo, ele rodou pouco antes do reinício do safety car e sofreu uma falha na embreagem enquanto tentava arrancar.
Acredita-se que Perez – pelo fato de trazer muito dinheiro para a Red Bull – tenha um contrato sem cláusulas de desempenho do lado da equipe e, portanto, encerrá-lo mais cedo deve ser um exercício caro para a Red Bull.
Red Bull não quer dois pilotos de ponta
O problema da Red Bull é com quem substituí-lo, tendo se recusado a levar Carlos Sainz quando ele estava livre no mercado no primeiro semestre do ano e Perez ainda não tinha sido recontratado.
Mas Helmut Marko acabou com a dúvida sobre Sainz quando disse que “ter dois pilotos de ponta pode ser bom para os fãs e a imprensa, mas não para a equipe”.
Liam Lawson recebeu a vaga da RB no lugar de Daniel Ricciardo para lhe dar uma chance de provar que estava pronto para a promoção, mas então a chegada de Franco Colapinto à cena fez do piloto da Williams também um candidato.
Isso envolveria uma alta rescisão de seu contrato — que dizem ser de até US$ 20 milhões — que potencialmente seria compensada pelo patrocínio da Argentina. No entanto, após seus acidentes no Brasil e em Las Vegas, o interesse nele diminuiu.
Horner indicou que a equipe agora está se concentrando em seu próprio grupo de talentos.
Lawson fez um trabalho sólido, mas sem dúvida não o suficiente para provar que é uma escolha clara em vez de Yuki Tsunoda, que testará pela Red Bull na semana de Abu Dhabi.
Tsunoda é considerado pela RBR como não sendo consistente o suficiente para assumir o desafio de ser companheiro de equipe de Verstappen, apesar de sua velocidade óbvia. Mas Lawson também não provou sua consistência ainda, apesar de estar em sua segunda chance da RB.
Isack Hadjar, que disputa o título de F2 em Abu Dhabi contra Gabriel Bortoleto, continua sendo o candidato lógico para qualquer vaga na RB.
GP Abu Dhabi 2024, noticias f1, noticias Liam Lawson, noticias yuki tsunoda, Perez fora Red Bull, red bull racing, Tsunoda x Lawson
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.