Toyota nega que tenha tentado assumir projeto da Audi
domingo, 12 de novembro de 2023 às 10:25
F1 da Audi em Xangai
De repente, houve um foco persistente: a Audi estaria tão atrasada na preparação para entrar na Fórmula 1 em 2026 que a fabricante alemã quis encerrar o projeto. Desde então, a história foi desmascarada tanto pela Audi quanto pela Alfa Romeo/Sauber (que em breve se tornará a equipe de fábrica da Audi). Mas o boato continua.
Na verdade, circulou no paddock da F1 uma história de que havia “uma equipe intermediária que recentemente rejeitou uma oferta pública de aquisição de 1,2 bilhão”. O jornalista Joe Saward escreveu sobre isso recentemente, mas não soube nomear a equipe ou quem fez a proposta.
A mídia alemã foi rápida em vincular a saída da Audi em favor de uma montadora surpreendentemente diferente: a Toyota. Na verdade, diz-se que a empresa japonesa ouviu dizer que a Audi queria desistir e esperava assumir o controle da propriedade.
Pelo menos essa seria a história. O jornal Motorsport Aktuell foi investigar e pediu esclarecimentos a Rob Leupen, diretor holandês da equipe Toyota no Campeonato Mundial de Endurance (WEC). Leupen revelou que a Toyota não tem planos de entrar na Fórmula 1. Portanto, também não há aquisição da Audi.
A Toyota, no entanto, continua focada no WEC, onde também conquistou o título de pilotos no fim de semana passado. Brendon Hartley, Sebastien Buemi (ambos ex-Toro Rosso) e Ryo Hirakawa (piloto de testes da McLaren F1) podem se autodenominar os melhores em 2023, enquanto a Toyota anteriormente conseguiu obter o título de construtores para si.
2026, audi f1, endurance, f1, fabricante, formula 1, noticias f1, sauber f1, toyota f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.