Toyota não descarta futuro projeto de motor de F1
sexta-feira, 29 de novembro de 2024 às 10:30
Toyota
A Toyota não descarta a possibilidade de expandir seu novo envolvimento na Fórmula 1 além de uma mera parceria técnica com a Haas.
A montadora japonesa, por meio de sua subsidiária Toyota Gazoo Racing, está ajudando a Haas na fabricação de peças, recursos técnicos e simulação.
Mas Masaya Kaji, diretor da Toyota Gazoo, diz que também está interessado no desenvolvimento de uma unidade de potência.
“Morizo nos disse: ‘Já faz 15 anos que estivemos na F1, então vocês precisam aprender'”, disse Kaji, referindo-se ao presidente da Toyota, Akio Toyoda, ao as-web.jp.
“Acho que precisamos entender um pouco mais sobre várias coisas e então considerar isso como o próximo passo”.
Publicações especializadas como Auto Motor und Sport acreditam que é possível que a F1 receba uma 12ª equipe no grid nos próximos anos – principalmente se for a Toyota.
O regulamento técnico está mudando completamente para 2026, incluindo regras de unidade de potência que aumentam drasticamente o componente elétrico do motor.
Quando perguntado se a Toyota está interessada nas regras, Kaji admitiu: “Claro, estou olhando tudo o que há para ver. Acho que se tornará um sistema mais fácil de usar do que agora de várias maneiras”.
Por enquanto, a Toyota está excluída das discussões e reuniões detalhadas com a F1, FIA e os outros fabricantes sobre os motores de 2026.
“Acho que seria bom participar das reuniões para aprender, mas para participar, você precisa ser registrado como um fabricante na F1”.
f1, formula 1, futuro, motor, noticias f1, projeto, toyota
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.