Toyota de Alonso/Nakajima/Buemi vence de novo em Le Mans e levam o WEC; brasileiros ganham nas demais classes
domingo, 16 de junho de 2019 às 10:13
Toyota LMP1
A Toyota obteve sua segunda vitória consecutiva nas 24 Horas de Le Mans, novamente com o carro nº 8, pilotado por Fernando Alonso, Kazuki Nakajima e Sebastien Buemi. Com o resultado, eles também confirmaram o título do Campeonato Mundial de Endurance (WEC).
O resultado final foi definido restando pouco mais de uma hora para o final. A Toyota nº 7 dominou a prova até então, mas teve furo de pneu e perdeu tempo, chegando cerca de 17s atrás. O carro foi guiado por Jose Maria Lopez, Kamui Kobayashi e Mike Conway.
A Toyota nº 7 liderou com folga desde a largada, e só foi ameaçada nas horas iniciais devido ao Safety Car. Na oitava hora, no entanto, Jose Maria Lopez cometeu dois erros, propiciando a Kazuki Nakajima assumir a ponta.
Durante os pit stops, na nona hora, a nº 7 voltou para a frente. Na 11ª, a SMP Racing, que vinha em terceiro, bateu com Egor Orudzhev nas curvas Porsche, provocando novo Safety Car. A partir daí, a diferença entre as Toyotas foi aumentando.
Nem mesmo uma bandeira amarela mais longa, causada por batida de Pastor Maldonado (LMP2) na 17ª hora, mudou muito o panorama. A diferença passou de dois minutos e chegou a ser de uma volta entre os carros japoneses. Na 21ª hora, houve um novo Safety Car ocasionado por batida de Nyck de Vries antes da curva Indianapolis.
A terceira posição ficou com o outro carro da SMP, de Vitaly Petrov, Mikhail Aleshin e Stoffel Vandoorne, que ficou três voltas na frente da Rebellion Racing, que tinha Bruno Senna em um dos seus carros.
BRASILEIROS VENCEM NAS DEMAIS CLASSES
Nas demais classes, só deu Brasil! Na LMP2 o trio da Signatech-Alpine, de André Negrão, que vinha em segundo até a 19ª hora, foi beneficiado com um problema mecânico que deixou os líderes de longo prazo, da G-Drive, parados 20 minutos nos boxes.
O trio formado também por Nicolas Lapierre e Pierre Thiriet ficou quase uma volta na frente do primeiro carro da Oreca. Como resultado, também sagrou-se campeão do WEC na categoria.
Na classe GTE Pro, a Ferrari de Daniel Serra obteve o bicampeonato de maneira tranquila, com uma vantagem aproximada de um minuto sobre o primeiro carro da Porsche. A BMW de Augusto Farfus ficou em 11º na categoria, seguido pela Ferrari de Pipo Derani.
Na GTE Am, deu Ford com a Keating Motorsports de Felipe Fraga, que ficou pouco na frente da Porsche. A Ferrari de Rodrigo Baptista terminou em terceiro na categoria.
Classificação da prova:
Pos. | Classe | Carro | Pilotos | Voltas | Dif. |
---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | #8 Toyota | Buemi, Nakajima, Alonso | 385 | |
2 | LMP1 | #7 Toyota | Conway, Kobayashi, Lopez | 385 | + 16.972s |
3 | LMP1 | #11 BR | Petrov, Aleshin, Vandoorne | 379 | + 6 Laps |
4 | LMP1 | #1 Rebellion | Jani, Lotterer, Senna | 376 | + 9 Laps |
5 | LMP1 | #3 Rebellion | Laurent, Berthon, Menezes | 370 | + 15 Laps |
6 | LMP2 | #36 Alpine | Lapierre, Negrao, Thiriet | 368 | + 17 Laps |
7 | LMP2 | #38 Oreca | Tung, Richelmi, Aubry | 367 | + 18 Laps |
8 | LMP2 | #28 Oreca | Perrodo, Vaxiviere, Duval | 366 | + 19 Laps |
9 | LMP2 | #22 Ligier | Hanson, Albuquerque, Di Resta | 365 | + 20 Laps |
10 | LMP2 | #48 Oreca | Lafargue, Chatin, Rojas | 364 | + 21 Laps |
11 | LMP2 | #26 Aurus | Rusinov, Van Uitert, Vergne | 364 | + 24.853s |
12 | LMP2 | #30 Oreca | Jamin, Ragues, Dumas | 363 | + 22 Laps |
13 | LMP2 | #23 Ligier | Binder, Canal, Stevens | 362 | + 23 Laps |
14 | LMP2 | #39 Oreca | Gommendy, Capillaire, Hirschi | 362 | + 0.930s |
15 | LMP2 | #25 Oreca | Zollinger, Pizzitola, Falb | 357 | + 28 Laps |
16 | LMP2 | #20 Oreca | Fjordbach, Andersen, Beche | 356 | + 29 Laps |
17 | LMP2 | #50 Ligier | Creed, Ricci, Boulle | 355 | + 30 Laps |
18 | LMP2 | #47 Dallara | Lacorte, Sernagiotto, Belicchi | 352 | + 33 Laps |
19 | LMP2 | #32 Ligier | Cullen, Brundle, Owen | 348 | + 37 Laps |
20 | GTE Pro | #51 Ferrari | Pier Guidi, Calado, Serra | 342 | + 43 Laps |
21 | GTE Pro | #91 Porsche | Lietz, Bruni, Makowiecki | 342 | + 49.193s |
22 | GTE Pro | #93 Porsche | Pilet, Bamber, Tandy | 342 | + 1m07.157s |
23 | GTE Pro | #68 Ford | Hand, Muller, Bourdais | 342 | + 2m12.161s |
24 | GTE Pro | #67 Ford | Priaulx, Tincknell, Bomarito | 342 | + 3m23.128s |
25 | GTE Pro | #69 Ford | Briscoe, Westbrook, Dixon | 341 | + 44 Laps |
26 | GTE Pro | #66 Ford | Mucke, Pla, Johnson | 340 | + 45 Laps |
27 | LMP2 | #29 Dallara | Van Eerd, Van Der Garde, De Vries | 340 | + 1m57.322s |
28 | GTE Pro | #94 Porsche | Muller, Jaminet, Olsen | 339 | + 46 Laps |
29 | GTE Pro | #63 Chevrolet | Magnussen, Garcia, Rockenfeller | 337 | + 48 Laps |
30 | GTE Pro | #92 Porsche | Christensen, Estre, Vanthoor | 337 | + 1m57.103s |
31 | GTE Pro | #82 BMW | Farfus, Da Costa, Krohn | 335 | + 50 Laps |
32 | GTE Am | #85 Ford | Keating, Bleekemolen, Fraga | 334 | + 51 Laps |
33 | GTE Am | #56 Porsche | Bergmeister, Lindsey, Perfetti | 334 | + 44.943s |
34 | GTE Am | #84 Ferrari | Segal, Baptista, Lu | 334 | + 1m29.127s |
35 | GTE Am | #62 Ferrari | Macneil, Vilander, Smith | 333 | + 52 Laps |
36 | GTE Am | #77 Porsche | Campbell, Ried, Andlauer | 332 | + 53 Laps |
37 | GTE Am | #57 Ferrari | Kimura, Cozzolino, Ledogar | 332 | + 22.399s |
38 | GTE Am | #78 Porsche | Prette, Prette, Abril | 332 | + 2m49.697s |
39 | GTE Am | #61 Ferrari | Perez-Companc, Griffin, Cressoni | 331 | + 54 Laps |
40 | GTE Am | #54 Ferrari | Flohr, Castellacci, Fisichella | 331 | + 1.505s |
41 | GTE Am | #86 Porsche | Wainwright, Barker, Preining | 331 | + 1m05.858s |
42 | GTE Am | #83 Ferrari | Gostner, Frey, Gatting | 330 | + 55 Laps |
43 | GTE Pro | #89 Ferrari | Derani, Jarvis, Gounon | 329 | + 56 Laps |
44 | GTE Am | #70 Ferrari | Ishikawa, Beretta, Cheever | 328 | + 57 Laps |
45 | GTE Am | #90 Aston | Yoluc, Hankey, Eastwood | 327 | + 58 Laps |
46 | GTE Pro | #97 Aston | Martin, Lynn, Adam | 325 | + 60 Laps |
47 | LMP2 | #34 Ligier | Smiechowski, Winslow, Moore | 325 | + 1m29.998s |
48 | GTE Am | #60 Ferrari | Schiavoni, Pianezzola, Piccini | 324 | + 61 Laps |
49 | GTE Pro | #81 BMW | Catsburg, Tomczyk, Eng | 309 | + 76 Laps |
50 | LMP2 | #43 Oreca | Farano, Maini, Nato | 295 | + 90 Laps |
51 | LMP2 | #31 Oreca | Gonzalez, Maldonado, Davidson | 245 | + 140 Laps |
52 | LMP2 | #37 Oreca | Heinemeier-Hansson, King, Taylor | 199 | + 186 Laps |
53 | LMP1 | #17 BR | Sarrazin, Orudzhev, Sirotkin | 163 | + 222 Laps |
54 | LMP1 | #4 Enso | Dillmann, Webb, Ruberti | 163 | + 2h35m00.370s |
55 | LMP2 | #49 Ligier | Konopka, Enqvist, Tereschenko | 160 | + 225 Laps |
56 | GTE Pro | #71 Ferrari | Rigon, Bird, Molina | 140 | + 245 Laps |
57 | GTE Pro | #95 Aston | Thiim, Sorensen, Turner | 132 | + 253 Laps |
58 | GTE Am | #98 Aston | Dalla Lana, Lamy, Lauda | 87 | + 298 Laps |
59 | GTE Pro | #64 Chevrolet | Gavin, Milner, Fassler | 82 | + 303 Laps |
60 | GTE Am | #88 Porsche | Hoshino, Roda Jr, Cairoli | 79 | + 306 Laps |
61 | LMP1 | #10 BR | Hedman, Hanley, Van Der Zande | 76 | + 309 Laps |
[the_ad id=”237872″]
24 horas, andré negrão, bruno senna, carro, daniel serra, felipe fraga, fernando alonso, Kazuki Nakjima, le mans, lmp2, sebastien buemi, toyota, vitoria
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.