TCR South America: Argentinos fazem valer “fator casa” em Rosário

domingo, 30 de março de 2025 às 16:00

TCR South America

O TCR South America Banco BRB concluiu neste domingo (30) a etapa inaugural da temporada 2025. O Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, em Rosário, na Argentina, foi palco de duas movimentadas corridas, repletas de grandes ultrapassagens e disputas empolgantes. Diante de bom público, os pilotos da casa subiram ao topo do pódio: com o Civic Type R FL5 da Honda YPF Racing, Leonel Pernía tirou proveito da sua experiência para triunfar na corrida que abriu o campeonato, no período da manhã. Já na prova que complementou a rodada, destaque maior para o campeão de 2022: com layout do capacete inspirado no seu ídolo, Ayrton Senna, Fabricio Pezzini cruzou a linha de chegada em primeiro lugar com o Cupra Leon VZ da equipe carioca W2 ProGP.

Os brasileiros tiveram uma jornada de êxito em Rosário. Na Corrida 2, Nelsinho Piquet terminou na segunda colocação com o Honda Civic Type R FL5 preparado pela Squadra Martino, seguido pelo atual campeão, Pedro Cardoso, a bordo do Peugeot 308 GTI TCR #1 da igualmente campeã PMO Racing. À tarde, Cardoso terminou em segundo na prova, enquanto a estreante catarinense Maria Nienkötter venceu a disputa na Copa Trophy. Raphael Reis ficou muito perto de terminar a segunda prova no pódio, mas um problema quando restavam poucas voltas para a bandeirada tirou do brasiliense a chance de marcar um bom resultado.

Com uma vitória e um terceiro lugar, Leonel Pernía foi o primeiro Driver of the Weekend Ademicon na temporada 2025, fechando a primeira etapa do campeonato na liderança com 71 pontos, contra 65 de Pedro Cardoso. Nelsinho Piquet é o terceiro, com 55.

A etapa inaugural da temporada foi batizada como Gran Premio Paladini e também foi marcada pela solidariedade, com uma campanha liderada pelo TCR South America Banco BRB de doações às vítimas das enchentes em Bahía Blanca, cidade portuária localizada a sudoeste de Buenos Aires, bastante prejudicada pelo incidente climático ocorrido em março.

Do ‘pulo do gato’ à vitória — Em manhã amena, com 22ºC de temperatura ambiente, os pilotos alinharam para a prova de abertura de temporada, marcada no seu início por uma largada emocionante, que chegou a ter três carros lado a lado após a passagem pela curva 1. Leonel Pernía impressionou e saiu de quarto no grid para a liderança. Outro que começou muito bem a disputa foi Pedro Cardoso, que subiu de terceiro para segundo, seguido por Nelsinho Piquet e o pole Tiago Pernía, quarto.

Daí em diante, os quatro primeiros colocados andaram mais próximos. Cardoso ensaiou pressionar Leonel Pernía, mas o experiente piloto sustentou a liderança. Minutos depois, o safety-car foi acionado após deslize de Fabián Yannantuoni.

Leonel Pernía permaneceu na frente depois da relargada, mas com o campeão vigente no seu encalço, seguido por Piquet Jr. e Tiago Pernía, que formavam o primeiro pelotão. Na sequência, os brasileiros duelaram pela segunda posição. Nelsinho levou a melhor na disputa com Pedro Cardoso com bela manobra e partiu para tentar a vitória.

Entretanto, Leonel conseguiu se segurar na frente para abrir a temporada com vitória em Rosário e vantagem de 0s674 para Nelsinho Piquet. Pedro Cardoso completou o pódio, à frente de Tiago Pernía — dono da volta mais rápida da prova — e de Juan Ángel ‘Colo’ Rosso. Raphael Reis salvou um sexto lugar após disputa com o companheiro de equipe, Fabricio Pezzini, e terminou seguido pelo panamenho Luis Ramírez. Mariano Pernía foi o oitavo, Adrián Chiriano o nono e vencedor na Copa Trophy, enquanto a estreante brasileira Maria Nienkötter finalizou na décima posição.

Vencedor, Pernía ressaltou seu momento-chave na prova. “O sistema de largada do Honda não é fácil, mas deu certo da melhor forma, no momento que precisava, e conseguimos alcançar a ponta. Sei que está começando, com uma mudança de equipe no meio do caminho, mas é sobre uma melhor adaptação e seguir trabalhando. Começamos bem, então sou grato a todos os que confiam em nós”.

Nelsinho Piquet enfatizou o aprendizado neste começo de jornada como piloto no TCR South America. “Foi uma corrida para aprender um pouco mais sobre o carro e a pista. Foi a primeira vez que segui um carro por tantas voltas. Aprendi muito, também sobre entender a reação dos pneus. Claro, quando você está em segundo lugar, é preciso ter um pouco de cabeça para pensar como equipe, então temos de trabalhar juntos”.

Após ter conquistado o primeiro de dois pódios no domingo, Pedro Cardoso ressaltou a importância de pontuar com regularidade para buscar o bicampeonato. “Foi uma boa corrida pra gente, era o que a gente tinha. Os Honda estão um passinho à frente, o Nelsinho ganhava muito nas retas de mim. Fiz uma boa largada, e talvez, se não tivesse desviado um pouco do Tiago [Pernía], talvez poderia ter ido para primeiro. O importante é somar o maior número de pontos, e vou fazer de tudo para seguir ali na frente”.

O campeão voltou — Coube ao panamenho Luis Ramírez puxar a fila graças à regra do grid invertido em relação aos dez primeiros colocados da sessão classificatória. Mariano Pernía completou a primeira fila, seguido por Fabricio Pezzini, Juan Ángel Rosso e Fabián Yannantuoni. Raphael Reis partiu do sexto posto, à frente do vencedor da manhã, Leonel Pernía. Pedro Cardoso, Nelsinho Piquet e Tiago Pernía completaram a relação do top-10 do alinhamento inicial. Santino Balerini largou dos boxes.

Com bom público nas arquibancadas e 28ºC de temperatura ambiente, os pilotos partiram para concluir a etapa inaugural da temporada. Pezzini superou Mariano e Ramírez para assumir a liderança. O centro-americano lutou para segurar o segundo lugar diante de quase todo o pelotão antes de ser ultrapassado por Mariano Pernía. ‘Colo’ Rosso aparecia em terceiro, à frente de Raphael Reis e Pedro Cardoso.

Foi uma corrida movimentada, de grandes disputas e boas escaladas. Raphael Reis fez belas ultrapassagens e deixou Rosso e Mariano Pernía para trás para assumir a segunda posição. Outra batalha que chamou a atenção foi entre Pedro Cardoso, Nelsinho Piquet, Leonel Pernía e Tiago Pernía valendo o quinto lugar, que virou quarto após escapada de Mariano, que abandonou a prova. Voltas depois, foi Tiago quem deixou a corrida.

Dono da volta mais rápida da prova, Nelsinho Piquet estava em quinto lugar quando viu o pneu dianteiro esquerdo furar. Outro que enfrentou problemas, já na reta final da disputa, foi Raphael Reis, que abandonou e perdeu a chance de subir ao pódio. Desta forma, Rosso subiu para segundo e Pedro Cardoso partiu para marcar seu segundo top-3 no domingo. A vitória, quase de ponta a ponta, ficou com Fabricio Pezzini, pela quinta vez na categoria. Maria Nienkötter também teve de lidar com problemas nas voltas finais, mas terminou como vencedora na Copa Trophy.

Entretanto, Rosso acabou por ser punido em 20s após o fim da prova em razão do incidente com Luis Ramírez e caiu de segundo para quinto. Desta forma, subiram uma posição Pedro Cardoso, assim como Leonel Pernía e o próprio Ramírez.

Depois de uma manhã complicada, Pezzini comemorou o retorno ao topo do pódio, que veio após uma dose de drama no fim. “Tive azar na primeira corrida, vinha com certeza para chegar em quinto. Agora apostamos no ritmo, fizemos uma ótima largada e depois foi sobre administrar muito bem os pneus. Comecei a ter uma vibração preocupante nas duas voltas finais, então aliviei muito o ritmo, mas a distância para os demais foi tranquilizadora. Agradeço à W2 ProGP. Estamos de volta!”.

A segunda etapa da temporada está marcada para os dias 19 e 20 de abril no reformado Autódromo Rosamonte, na cidade fronteiriça de Posadas, capital da província de Misiones, na Argentina.

TCR South America Banco BRB
Etapa 1, Autódromo Municipal Juan Manuel Fangio, Rosário, Argentina
Corrida 1
1º –  Leonel Pernía #44 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), 16 voltas em 28min09s223
2º – Nelson Piquet Jr. #33 (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 0s674
3º – Pedro Cardoso #1 (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 2s725
4º – Tiago Pernía #85 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 5s735
5º – Juan Ángel Rosso #16 (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 13s025
6º – Raphael Reis #77 (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 14s675
7º – Luis Ramírez #3 (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 21s857
8º – Mariano Pernía #55 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 22s361
9º – Adrián Chiriano #88 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 45s526
10º – Maria Nienkötter #23 (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 48s751
11º – Santino Balerini #95 (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR), a 1 volta
12º – Fabricio Pezzini #113 (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 2 voltas
13º – Fabián Yannantuoni #5 (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 13 voltas
14º – Genaro Rasetto #66 (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), não largou

Corrida 2
1º – Fabricio Pezzini #113 (ARG/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), 19 voltas em 32s03s030
2º – Pedro Cardoso #1 (BRA/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 9s716
3º – Leonel Pernía #44 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 19s009
4º – Luis Ramírez #3 (PAN/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 21s295
5º – Juan Ángel Rosso #16 (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 22s220
6º – Santino Balerini #95 (ARG/Paladini Racing/Toyota Corolla TCR), a 35s128
7º – Genaro Rasetto #66 (ARG/PMO Racing/Peugeot 308 GTI TCR), a 45s737
8º – Nelson Piquet Jr. #33 (BRA/Squadra Martino/Honda Civic Type R FL5), a 1min14s587
9º – Maria Nienkötter #23 (BRA/Cobra Racing/Toyota Corolla TCR) – T, a 2 voltas
10º – Raphael Reis #77 (BRA/W2 ProGP/Cupra Leon VZ), a 3 voltas
11º – Tiago Pernía #85 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FL5), a 8 voltas
12º – Mariano Pernía #55 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7), a 11 voltas
13º – Fabián Yannantuoni #5 (ARG/Paladini Racing/Lynk & Co 03 TCR), a 17 voltas
14º – Adrián Chiriano #88 (ARG/Honda YPF Racing/Honda Civic Type R FK7) – T, a 18 voltas
T – Copa Trophy

TCR South America 2025, calendário da temporada*
1ª etapa:
 30 de março, Rosário (Argentina)
2ª etapa: 20 de abril, Posadas (Argentina)
3ª etapa: 11 de maio, Villicum (Argentina)
4ª etapa: 1º de junho, Termas de Río Hondo (Argentina)
5ª etapa: 13 de julho, Mercedes (Uruguai)
6ª etapa: 27 de julho, El Pinar (Uruguai)
7ª etapa: 17 de agosto, Belo Horizonte (Brasil)
8ª etapa: 26 de outubro, Rio Grande do Sul (Brasil)*
9ª etapa: 16 de novembro, Goiânia (Brasil)
10ª etapa: 14 de dezembro, Interlagos (Brasil)
*a confirmar

EB - www.autoracing.com.br

Tags
, , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.