Szafnauer: Alpine considerou retorno de Ricciardo
quarta-feira, 12 de outubro de 2022 às 9:45
Otmar Szafnauer
Daniel Ricciardo foi brevemente considerado para um retorno à Alpine em 2023, revelou Otmar Szafnauer, chefe da equipe.
Após enfrentar dificuldades para se adaptar à McLaren, Ricciardo deixará a equipe um ano antes do término de seu contrato e será substituído por Oscar Piastri.
A Alpine pretendia promover Piastri à vaga de Fernando Alonso – que assinou com a Aston Martin – mas foi forçada a buscar um novo piloto depois que ele rejeitou a oferta.
Eventualmente, a equipe francesa conseguiu extrair Pierre Gasly de seu contrato com a AlphaTauri para ser companheiro de Esteban Ocon em 2023.
Isso significa que Ricciardo não estará no grid no próximo ano, com potenciais opções na Haas e Williams devendo ficar com outros pilotos, mas Szafnauer disse que houve conversas com o australiano.
Ricciardo correu pela equipe baseada em Enstone em 2019 e 2020 depois de sair da Red Bull e antes de ir para a McLaren em 2021.
“Bem, a princípio nós tivemos discussões com alguns pilotos, incluindo Daniel”, explicou Szafnauer à mídia após o anúncio de Gasly no GP do Japão.
“Pierre se encaixa nos critérios que eu citei: é experiente, rápido e jovem. Então, quando se tornou evidente que Pierre era uma possibilidade, nossa pequena lista ficou ainda menor”.
Durante sua busca pelo novo companheiro de Ocon, a Alpine realizou um teste de dois dias em Hungaroring a fim de avaliar potenciais candidatos.
Nyck de Vries, Jack Doohan e Antonio Giovinazzi pilotaram o carro de 2021, mesmo com a Alpine já estando decidida a tentar trazer Gasly. Segundo Szafnauer, o teste já estava previsto.
“Bem, testes como aquele são planejados com bastante antecedência”, comentou ele. “As coisas não estavam muito claras em relação a Pierre; ele estava em nossa lista, mas ainda tinha um contrato”.
“Portanto, nós testamos três pilotos em Budapeste para avaliar sua capacidade, e todos eles fizeram um ótimo trabalho. Definitivamente, nós aprendemos com aquilo”.
alpine, conversas, daniel ricciardo, otmar szafnauer, retorno, temporada 2023
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.