Suspender Ocon do GP do Canadá seria “estupidez”
terça-feira, 28 de maio de 2024 às 10:11
Esteban Ocon e Pierre Gasly
Seria “estupidez” se Alpine suspendesse Esteban Ocon por causa de seu incidente com o companheiro de equipe Pierre Gasly em Mônaco.
Depois que Haas admitiu no fim de semana ter conversado com Ocon em relação a 2025, o chefe da Alpine, Bruno Famin, ficou furioso com o francês por sua tentativa atrapalhada de ultrapassar Gasly.
Famin disse que Ocon “comprometeu a equipe”, acrescentando: “É por isso que vamos tomar uma decisão difícil e vamos tomá-la rapidamente”.
Agora, especula-se que Ocon poderia ficar fora do GP do Canadá, com seu cockpit talvez sendo ocupado pelo piloto reserva Jack Doohan. Famin admitiu em Mônaco que Mick Schumacher é uma opção para 2025.
Gasly, que parece ter mais chances de permanecer na Alpine no próximo ano, também ficou furioso por ter sido “atacado” por Ocon em Mônaco – uma manobra que ele diz ter quebrado uma instrução clara da equipe.
“Tivemos instruções claras antes da corrida sobre o que fazer”, disse Gasly ao Canal Plus. “O carro que se classificasse atrás deveria ajudar o da frente ao longo da prova. Essa era a estratégia. Infelizmente, isso não aconteceu”.
Gasly sugeriu que o fato de Ocon talvez estar motivado a manter sua carreira na F1 viva garantindo um lugar em outra equipe para 2025 não é uma desculpa.
“Não quero responder essa pergunta”, insistiu Gasly. “Ele é um piloto profissional que precisa saber o que pode e não pode fazer, principalmente com seu companheiro de equipe”.
“Ele é um bom piloto que sabe o que está fazendo, então só precisa mudar. Estou decepcionado pelas 1.200 pessoas que trabalham para nós. Não podemos permitir esse tipo de comportamento”.
No entanto, ao ser questionado sobre os novos rumores sugerindo que a Alpine pode suspender Ocon do GP do Canadá, um piloto afirmou que isso seria “estupidez”.
“Eu não acredito em tal estupidez”, disse Egor Orudzhev, um conhecido piloto russo de monopostos, Le Mans e GT, ao Championat. “Esteban geralmente está à frente de Pierre, então ninguém vai deixá-lo de lado”.
“Obviamente, foi uma manobra infeliz da parte dele. Não importa quem está no outro carro – companheiro de equipe ou não. Foi uma tentativa de suicídio!”
“Mas na minha opinião, cinco posições de punição (no grid) é o correto”, concluiu Orudzhev, referindo-se à sanção aplicada pela FIA, incluindo dois pontos na superlicença.
alpine, esteban ocon, f1, formula 1, gp do canada, noticias f1, suspensão
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.