Stock Car – Veja declarações do sábado em Salvador
sábado, 3 de setembro de 2011 às 20:30Marcos Gomes, 5º colocado: Foi mais do que razoável. Se não fosse a batida, eu certamente brigaria pela pole. Mas o importante é que sairei à frente do Ricardo Maurício, do Átila Abreu e do Popó Bueno, o que me dá chances de subir do meu 7º lugar e entrar melhor colocado nos playoffs.
Valdeno Brito, 6º colocado: Estou muito otimista. Acho que temos tudo para fazer a melhor corrida da temporada. Foi uma decisão muito acertada. Eu não vinha gostando do carro anterior e este virou bem desde as primeiras vezes. Mesmo com pista molhada, eu estive sempre entre os primeiros colocados. Dava para pensar em largar na primeira fila, mas perdi tempo no último setor. De qualquer forma, estou muito feliz. Já passamos da metade do campeonato, mas ainda temos algumas provas para conquistar os resultados que tanto estamos buscando. Começando por amanhã.
Thiago Camilo, 7º colocado: É a mesma posição em que larguei na Corrida do Milhão, embora essa pista de rua permita menos ultrapassagens e as circunstâncias sempre variem de corrida para corrida. Mas não é uma posição de todo ruim. Para mim, em termos de campeonato, tanto faz chegar em primeiro ou último, vou entrar na Super Final com 225 pontos. Porém esta é uma prova especial, o público baiano prestigia e nos recebe com muito carinho, já fiz a pole aqui e vou buscar a vitória. Sem fazer loucuras, porque temos corrida daqui a 15 dias, em Santa Cruz do Sul.
Allam Khodair, 8º colocado: As referências de freada são totalmente diferentes. Acabei perdendo décimos preciosos dentro de uma disputa que foi muito apertada. Os tempos estão muito próximos. Não fosse isso, acredito que poderíamos brigar pela primeira ou segunda fila. Vamos pensar na melhor estratégia, porque nesta corrida o mais importante será garantir passagem para o playoff. Mas estou bastante animado. Estamos com um carro muito bom e acredito que poderemos brigar por um pódio amanhã.
Julio Campos, 10º colocado: Quando abri minha primeira volta, caiu uma chuva rápida, mas daquelas de fazer o carro derrapar. Andei como se estivesse seca, pois era a chance de um bom lugar no grid. Foi um bom treino, mas o referencial foi complicado. Tinha curva que dava vontade de acelerar no meio após ver que dava para ter freado mais no limite.
Luciano Burti, 11º colocado: Foi bastante complicado, uma situação que atingiu metade do grid de largada, aqueles que só haviam treinado com pista molhada. Sem dúvida, foi uma desvantagem e isso gerou um desequilíbrio nas posições de largada, mas eu não tenho do que reclamar. Ainda assim estou entre os dez primeiros colocados. Em função dessa nossa posição, precisamos pensar uma estratégia que não seja nem tão arriscada, nem tão conservadora. Precisamos achar esse equilíbrio e creio que o pit stop será fundamental. Será uma corrida de sobrevivência.
Átila Abreu, 12º colocado: Numa corrida de rua muita coisa pode acontecer, tanto pela possibilidade de entrada de safety car quanto pela utilização do push-to-pass. Então, precisamos analisar os dados das minhas voltas para ter um carro constante, que me leve para as primeiras posições. Estou brigando com três pilotos e um deles já vai largar atrás de mim. Agora preciso chegar na frente do Max (Wilson) e do Cacá (Bueno) para facilitar a minha disputa pelo título. Não vai ser mole, mas estou muito confiante nesta possibilidade.
David Muffato, 15º colocado: O carro estava bom, fiz uma primeira volta tranquila e na segunda precisava forçar mais. Tanto que naquele momento fui o mais rápido na primeira parcial. Mas passei um pouco do ponto no segundo trecho e perdi três décimos que fizeram falta.
Ricardo Zonta, 16º colocado: Como só andamos na chuva, não sabíamos direito qual era o ponto ideal para frear na aproximação das curvas. Em muitas delas, dava para ter freado bem mais na parte de dentro. O carro está ótimo, e acredito que dava para ter ido bem melhor.
Giuliano Losacco, 17º colocado: Meu grupo não treinou no seco. Claro que foi algo ruim pra todo mundo. Mas fui para o classificatório com um acerto de carro que eu não tinha testado. Tive de sair no ‘escuro’, com pneus slicks, para apenas duas voltas. Agora vamos para a corrida. Vai ser muito difícil, mas tem o ganho de potência no push-to-pass (o sistema poderá dar um ganho adicional de 130 cavalos nesta etapa) e isso pode aumentar as ultrapassagens.
Popó Bueno, 18º colocado: A gente andou todos os treinos na chuva e colocou os pneus slick só no fim do segundo treino. É muito difícil pegar todas as referências e limites porque a pista muda demais. Quem se adaptou melhor ao momento e arriscou mais acabou largando mais para a frente. Meu carro não era perfeito, saía um pouco de frente. A primeira volta foi muito ruim e na segunda eu vim melhorando, mas sabia que se eu tivesse uma terceira volta seria mais rápido como tantos iriam melhorar. Agora é pensar no domingo, qualquer resultado depois de décimo não vale nada, então é pensar nisso. Largar em 18º é ruim até num oval (risos). Você tem de arriscar demais, gastar equipamento demais para fazer ultrapassagens e vai ser uma corrida bem complicada. A previsão é de pista seca. Mas, para mim, se chovesse, era até melhor. O impoderável estaria vivo. Agora é pensar numa estratégia bem arriscada e uma tocada bem arriscada para tentar chegar entre os dez.
Diego Freitas, 21º colocado: Gostei de minha estreia e achei o resultado final do dia bastante positivo. Em especial porque peguei a pista seca pela primeira vez no fim de semana somente no treino de classificação. E só tive direito a duas voltas rápidas para me acostumar com os pneus e para encontrar os limites do carro sob estas condições. O Stock Car não é um carro fácil de pilotar, e além disso o que dificulta a vida de um estreante é o alto nível técnico da categoria. Só tem fera nesse grid, e vejo isso com muito entusiasmo. Para um piloto, quanto mais difícil, melhor, por isso minha motivação em concluir a prova deste domingo é muito grande.
Rodrigo Sperafico, 22º colocado: O problema foi que, nos treinos livres pela manhã, só andei na chuva e não pude usar os pneus slick. Fui direto para a classificação e tive esta desvantagem, assim como a maioria que andou no meu grupo. Como só dei duas voltas nessa pista no seco, não consegui aproveitar o potencial do carro no qualifying. Isso era previsível, não foi uma surpresa. Muita gente, como o meu irmão, teve a vantagem de fazer um treino livre no seco. Mas estou feliz por ele. Tudo pode acontecer. É uma pista de rua e qualquer chuvinha muda o panorama. Ou seja, corrida é outra história e espero terminar bem. Espero que a previsão de chuva se confirme para tentarmos um bom resultado.
Xandinho Negrão, 23º colocado: Agora, nem dá mais para ficar pensando nos outros. O negócio é fazer a minha parte e, depois, ver o que acontece.
Tuka Rocha, 24º colocado: Amanhã poderemos melhorar e ganhar posições. Estamos evoluindo a cada prova e gostei da minha adaptação ao traçado. Espero agora fazer uma boa corrida amanhã. Para mim o ideal seria classificar com pista molhada. Eu era melhor nessas condições de pista e todos os testes que fiz no circuito foram com pneus para pista molhada. Acredito que dentro dessas condições eu estaria largando numa posição melhor. Amanhã poderemos melhorar e ganhar posições. Estamos evoluindo a cada prova e gostei da minha adaptação ao traçado. Espero agora fazer uma boa corrida amanhã.
Eduardo Leite, 25º colocado: Não conhecia a pista e tivemos pouco tempo de treino. No classificatório, acabei errando no terceiro trecho e não consegui um bom tempo.
Rodrigo Navarro, 27º colocado: A classificação foi no seco e nos treinos livres só tínhamos andado na chuva, o carro é bom, mas a referência que eu tinha de posicionamento, de freada, de tudo era do circuito com chuva e molhado. Acho que não tinha nem como saber o que ia acontecer já que também a classificação podia ser na chuva, mas não aconteceu. Acabamos colocando o carro em uma posição que não é ideal. Circuito de rua infelizmente tem muito poucos pontos de ultrapassagem, mas por outro lado tem muita batida, que ocasiona a entrada do safety car e eu tenho certeza que se tivermos cabeça e nos mantivermos na pista vamos galgar algumas posições.
autoracing, noticias, Stock Car
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.