Stock Car – Veja declarações do sábado em Jacarepaguá
sábado, 2 de julho de 2011 às 19:31Marcos Gomes, 3º colocado: O traçado não é tão favorável quanto o da prova passada em Campo Grande, mas acho que ainda é melhor sair em terceiro que em segundo. Dá até para entender, porque eles são irmãos, embora o Cacá não esteja em situação tão favorável assim no campeonato para dar essa moleza.
Thiago Camilo, 4º colocado: A gente chegou à liderança do campeonato com um carro muito constante, uma excelente estratégia e muita eficiência nos pit stops, mas sem ter o carro mais rápido, sobretudo nas classificações. Viemos para o Rio com um acerto bem diferente, visando melhorar este aspecto, e deu muito certo. Hoje, na primeira sessão de classificação, fiz o tempo mais rápido logo no início, dei apenas uma volta rápida e poupei os pneus. No Q2 ficamos na dúvida se deveríamos mexer no carro e acabamos não mexendo. O carro ficou um pouquinho traseiro e acabei ficando em 4º, a quatro décimos de segundo da pole position. É minha melhor posição de largada no ano e se arriscássemos poderíamos brigar por mais, porém aqui é uma pista que permite ultrapassagens, estou liderando o campeonato com 10 pontos de vantagem para o segundo colocado (Átila Abreu), que vai largar em 23º, o por esse ângulo o quadro é muito bom. Vamos brigar por um pódio amanhã.
Allam Khodair, 5º colocado: Largo em condições de brigar pela vitória amanhã, mas eu poderia ter feito um tempo melhor. Faltou um pouco de grip e a melhor volta do pneu não foi perfeita. Mas vamos sair em busca de um bom resultado, porque o carro está bastante competitivo. A corrida certamente será cheia de possibilidades e se a chuva aparecer as coisas ficam ainda mais imprevisíveis. Vou tentar somar o maior número de pontos possíveis para garantir logo uma vaga na Super Final.
Xandinho Negrão, 9º colocado: Fomos liberados para entrar na pista no pior momento do Q2. Demoramos a abrir volta e tive de sair do caminho para não atrapalhar o Camilo. Sem o traçado ideal, perdi alguns décimos. Acho que dá para terminar entre os cinco. Com uma boa largada e se o carro estiver com o ritmo que imagino, acredito que seja uma meta possível.
Ricardo Zonta, 10º colocado: Temos um carro com um setup muito bom para esse circuito e tenho certeza que estamos no caminho certo na busca pela classificação a super final. Poderia ser melhor, claro, pois todos aqui têm um único objetivo: andar na frente do resto. A tomada de tempos é importante, mas na Stock Car sabemos que a corrida nunca está definida antes das últimas voltas. É aquela velha máxima: só acaba na bandeirada. O negócio é tomar cuidado na primeira curva, fazer um bom pit stop e imprimir um ritmo forte, sempre de olho no consumo dos pneus.
Valdeno Brito, 11º colocado: Estamos cada vez mais perto do grupo dos primeiros colocados. Fiquei feliz com a evolução do equipamento, quase entramos no Q2. Foi uma pena não contarmos com pneus novos para usar ontem, isso poderia ter dado referências importantes. A posição de largada é boa, temos um carro competitivo para a prova e o objetivo real é estar entre os cinco primeiros amanhã. Se tudo der certo, disputando até um lugar no pódio.
Átila Abreu, 12º colocado: Nosso acerto ‘desandou’ na classificação. Seguimos nossa linha de raciocínio depois do último treino livre e o comportamento do carro foi completamente contrário. Vamos precisar de um pouco de sorte na corrida amanhã (domingo). Para a corrida tentaremos um acerto completamente diferente pensando em controlar o desgaste de pneus. Vamos usar esta etapa principalmente para acumular dados para as próximas provas.
Ricardo Sperafico, 15º colocado: Depois dos primeiros treinos, até tínhamos uma expectativa melhor. Mas acredito que foi um ótimo resultado, por ser uma equipe que estava fora do grid (Mico’s Racing) e por eu estar parado há algum tempo. Estamos trabalhando para melhorar um pouco mais o acerto do carro para largarmos mais à frente na próxima prova, a ‘Corrida do Milhão, em São Paulo. Antes disso, aqui no Rio, tenho que ser cauteloso, principalmente se a chuva aparecer. O importante é economizar os pneus e completar bem a corrida.
Rodrigo Sperafico, 17º colocado: A pista de Jacarepaguá consome muito o pneu traseiro. Conseguimos corrigir o problema, mas não foi o suficiente, já que o carro ficou com pouca aderência. Além disso, tive um pneu furado no ´qualifying´ e isso me colocou por terra nossos planos. Meu objetivo continua sendo terminar uma corrida. Se conquistar pontos, melhor ainda. Com a chuva, talvez eu tenha um pouco mais de chance de um bom resultado, mas independentemente da condição, vou ser agressivo do início ao fim da prova.
Luciano Burti, 20º colocado: Mas acho que não foi só isso. Aqui, tínhamos apenas uma volta para virar tempo e fui atrapalhado sem querer por um piloto, que depois até se desculpou. Mas ali perdi a chance de eventualmente estar entre os dez. Seria difícil de qualquer forma, então agora é pensar para a corrida que temos pela frente.
David Muffato, 21º colocado: Largando no meio do pelotão, neste momento para nós é melhor que chova. Fiz o possível. Mas melhor ter enfrentado esta quebra no treino do que na corrida. A minha ideia era largar entre os dez, então farei uma corrida bem para cima, porque não saio satisfeito daqui com menos de seis pontos.
Giuliano Losacco, 22º colocado: Tentamos de tudo, mas infelizmente mais uma vez não achamos o acerto ideal para o classificatório. Agora temos de pensar em mais uma corrida de recuperação. O desgaste de pneus é muito alto nesta pista, então precisamos planejar a estratégia, se vamos trocar dois ou quatro pneus e torcer para dar tudo certo amanhã.
Eduardo Leite, 25º colocado: Nos treinos de sexta, a embreagem estava patinando. Hoje, no último treino livre, o freio travou e nem consegui passar pneus novos. A equipe trabalhou para resolver o problema, as pinças foram trocadas e o carro ficou pronto em cima da hora, com o treino de classificação começando. Infelizmente, não deu para buscar um resultado melhor.
Alceu Feldmann, 26º colocado: Vinha quatro décimos abaixo, mas acabei sendo atrapalhado no terceiro setor da pista. Pela telemetria, eu deveria largar entre os 15 primeiros, foi uma pena. Por outro lado, o carro está bom e tenho boas chances de brigar pelos pontos na corrida.
Tuka Tocha, 28º colocado: Fiquei um segundo atrás do pole, mas em 28º. Andando três décimos melhor, ganharia pelo menos dez posições. Fiz uma volta boa, mas foi uma classificação apertada. Na maioria das categorias, quando se toma um segundo, dá para ficar entre os 15 primeiros. Mas aqui na Stock isso não acontece. Ainda precisamos analisar melhor os dados, mas a definição do grid foi nos detalhes. A corrida deste domingo é imprevisível. Se não chover, o asfalto abrasivo promete causar dores de cabeça aos pilotos e quem conseguir poupar os pneus da melhor forma sem comprometer o desempenho terá tudo para conseguir um bom resultado. Se a chuva prevista cair, as condições deverão ser bem traiçoeiras. A gente poderia ter virado bem mais rápido, mas erramos no acerto do carro e acabei virando só na segunda saída. De uma para outra, a diferença de tempo é gigante. E isso camuflou o que poderia acontecer. Se a gente não tivesse errado no acerto para a primeira saída, poderia ter sido bem melhor. Sempre tenho feito corridas boas, minha preocupação tem sido mais a classificação. Se estiver seco, teremos um carro equilibrado, mas se chover será aquela loteria, a minha primeira vez na chuva com esse carro.
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