Stock Car – Rafa Matos encara sua primeira Corrida do Milhão disposto a fazer bonito
sábado, 8 de dezembro de 2012 às 17:29
Rafa Matos
“Com 32 caras muito rápidos, equipamento parecido para os diversos times e uma freada como a do S do Senna esperando logo depois da largada e uma prova longa, com possibilidade de reabastecimento, tudo pode acontecer”. Não é preciso ter grande experiência na Stock Car para encarar de forma otimista a Corrida do Milhão, último desafio da temporada, em Interlagos, de forma otimista, mesmo ocupando a 24ª posição do grid. O autor da frase já passou por situações semelhantes em algumas das principais categorias internacionais de monopostos e endurance e sabe que o cenário a partir das 9h30 deste domingo, em Interlagos, (transmissão pela Globo) é incerto o suficiente para confiar num bom resultado. E, porque não, seguir sonhando com o cheque que espera o vencedor no alto do pódio.
Rafa Matos fez o possível com o Peugeot #2 da equipe RC3 Bassani no treino classificatório deste sábado, mas não conseguiu melhorar tanto a marca quanto esperava para brigar por uma posição nas primeiras filas. Não faltou empenho do piloto e da equipe, mas a 27ª posição de Tony Kanaan, com o outro carro da escuderia, comprovou que as tentativas de tornar o comportamento do chassi mais neutro e equilibrado não surtiram o resultado esperado. Nada que desanime o mineiro, consciente de que a experiência é parte do aprendizado de quem faz apenas a segunda prova na Stock e tem consciência de que pode brigar pelas primeiras posições.
“Não deixa de ser curioso que minha volta mais rápida do fim de semana tenha sido na quinta-feira, quando andamos apenas eu, o Rubinho, o Tony e o Helio, a pista tinha menos borracha e a temperatura era mais baixa. Se repetisse a marca, eu estaria em 16º ou 17º. Mas, quando eu vejo que mesmo com as dificuldades consegui deixar para trás caras como o Max Wilson, o Xandinho Negrão ou o Duda Pamplona, que conhecem tudo do carro, descubro como a categoria é competitiva. É incrível, mas estou a nove décimos de segundo do mais rápido na primeira classificação. O objetivo é fazer uma prova agressiva mas inteligente, usar a ajuda do push to pass nos momentos certos, poupar os pneus e trabalhar com a estratégia. No caso de entrada do safety car, pode ser que não precisemos parar para reabastecer. Quero levar o carro até o fim numa boa posição, como recompensa pelo esforço da equipe e para terminar o ano em alta”, completa Rafa. A pole para a prova, com 50 minutos de duração, é do líder do campeonato Cacá Bueno (Mattheis), cada vez mais próximo do penta.
classificatório, corrida do milhao, experiência, interlagos, Rafa Matos, sábado, Stock Car
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.