Steiner não está satisfeito com a FIA: “Precisamos discutir como isso pode ser melhorado”
sábado, 22 de abril de 2023 às 9:35
Gunther Steiner
Guenther Steiner diz que é hora de a FIA dar uma nova olhada nos procedimentos de relargada da Fórmula 1. O chefe da equipe Haas está descontente com o caos que se seguiu nos momentos finais do Grande Prêmio da Austrália, onde surgiram três bandeiras vermelhas, um recorde.
O controle da corrida decidiu realizar duas reinicializações permanentes, a última das quais ocorreu a duas voltas do fim. Combinado com as temperaturas baixas dos pneus e do asfalto em Albert Park, o caos maciço que se seguiu foi inevitável.
A FIA recebeu muitas críticas pelo andamento dos eventos em Melbourne e Steiner também está descontente com a conduta do diretor de prova Niels Wittich. “A terceira bandeira vermelha foi completamente desnecessária e apenas atrasou o final da corrida em meia hora”, disse ele em conversa com a Sky Sports.
“Todo mundo sabia na segunda relargada que se houvesse outra bandeira vermelha a corrida começaria atrás do Safety Car e iria até o final atrás dele, por que não colocar o Safety Car imediatamente e terminar a corrida e deixar todos irem para casa? Acho que é preciso haver algumas discussões sobre como podemos fazer isso melhor”, continuou o chefe de equipe.
A Haas protestou após a corrida porque a equipe discordou da ordem de largada para o final, rolando o reinício atrás do Safety Car. A equipe recebeu uma resposta negativa, mas Steiner acredita que a ordem poderia ser determinada de uma maneira melhor.
“Com a tecnologia que temos hoje em dia, o GPS é preciso o suficiente – usamos o GPS para a bandeira azul, por exemplo. Eles dizem que não é preciso o suficiente para uma posição final, mas é preciso o suficiente para uma bandeira azul – precisamos nos decidir sobre o que é e o que não é. Eu realmente acho que é preciso pensar muito”, explica ele.
Ele continuou: “Poderíamos ter congelado tudo, via câmera e via GPS, no momento exato em que a bandeira vermelha apareceu”. Steiner espera que o assunto seja abordado no próximo comitê da F1. “Vamos ver o que acontece – as pessoas são muito menos francas em reuniões como esta sobre isso, mas todos terão sua opinião”, concluiu.
f1, fia, formula 1, gp australia f1, gunther steiner, haas f1, relargada, safety car
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.