Só o fato de pilotar um F1 quebrou a costela de Oscar Piastri (vídeo)
quinta-feira, 22 de agosto de 2024 às 12:58
Oscar Piastri
Todo mundo sabe que um carro de F1 é extremamente violento para se pilotar. A potência combinada ao downforce, aos pneus e aos freios são realmente muito superiores à qualquer outra categoria. Os pilotos são “pregados” a seus assentos com uma força tal que eles só conseguem respirar se estiverem muito bem condicionados.
E Oscar Piastri suspeita que o assento em sua McLaren foi a causa de sua recente costela quebrada com a qual ele correu em vários fins de semana.
Durante as férias de agosto, o australiano revelou que teve uma costela quebrada com a qual correu em vários fins de semana, incluindo sua primeira vitória na F1 na Hungria.
Oscar Piastri suspeita que um “ponto de pressão” do assento da McLaren seja o fator da lesão na costela
Levando para as redes sociais, Piastri compartilhou uma imagem de raio-X de sua costela quebrada, datada da manhã seguinte ao GP da Inglaterra, no qual ele acabou em P4.
Piastri nunca mostrou nenhum sinal de estar fora de forma nas semanas seguintes, incluindo a vitória em Hungaroring antes de conquistar o P2 no GP da Bélgica.
Piastri não disse se ele está totalmente curado para a segunda metade da temporada de F1 2024, mas o australiano respondeu a perguntas sobre isso na quinta-feira no Grande Prêmio da Holanda.
“Só de pilotar!”, ele resumiu quando perguntado sobre como havia sofrido a lesão.
“Quer dizer, você poderia dizer que colocamos muito downforce no carro… mas não! Só de pilotar.”
Nico Rosberg mostra o cinto de segurança de um F1
O australiano sugeriu que sua lesão decorreu de um “ponto de pressão” do assento em sua McLaren, algo que não havia sido notado até que a lesão apareceu em forma de dor.
“Eu acho que você faz o assento, obviamente, no início do ano, e, às vezes, você erra um pouco, e algumas pistas não expõem esse erro”, disse ele.
“Mas acho que Barcelona, Áustria, Silverstone, três pistas bem pesadas, foi apenas um pequeno ponto de pressão, que eventualmente minha costela cedeu, mas está tudo bem novamente agora. Trocamos o assento e o consertamos imediatamente. Então, sim, tudo voltou ao normal.”
Piastri disse que suspeitava que a lesão tivesse ocorrido em algum momento no GP da Áustria, tornando-se dolorosa a ponto de ele saber que precisava de um raio-X no fim de semana do GP da Inglaterra.
“O exame foi no dia seguinte a Silverstone, mas definitivamente quebrou antes de Silverstone”, disse ele.
“Três fins de semana antes, eu diria. Definitivamente, foi em algum momento na Áustria e arredores.”
“Acho que incomodou um pouco perturbado em Barcelona e depois, na Áustria, foi bem doloroso, e Silverstone foi um dia bem desagradável.”
“Mas sim, fizemos algumas mudanças, e já estava melhorando, mesmo pilotando. Então, acho que está normal agora.”
Quanto ao impacto da lesão em seu treinamento físico e se ele precisava fazer alguma mudança em seus programas em vista da lesão, Piastri disse que as mudanças feitas no assento permitiram que ele se recuperasse antes mesmo de algumas semanas longe de pilotar o carro.
“Não muito”, disse ele sobre a necessidade de mudanças em seu treinamento.
“Acho que identificamos o que poderíamos mudar no assento e, mesmo com ele quebrado, a dor diminuiu muito depois que mudamos algumas coisas, então estava melhorando.”
“Mesmo pilotando em Budapeste e Spa, não estava piorando. Na verdade, estava melhorando, então acho que já mudamos o que deu errado. Mas estou totalmente de volta ao normal.”
Piastri vai enfrentar 10 corridas nas quais a McLaren vai tentar superar a Red Bull para conquistar seu primeiro campeonato de construtores desde 1998. Com Piastri e Lando Norris marcando pontos fortes regularmente, ele acredita que a McLaren é a favorita ao título?
“Acho que estamos em uma posição forte na frente, definitivamente”, disse ele.
“A diferença obviamente vem diminuindo nas últimas sete ou oito corridas, então acho que estamos num ótimo momento. Claramente, nosso carro está se saindo muito bem, mas certamente não descarto a Red Bull.”
“Max tem feito um ótimo trabalho, e eu diria que Sergio passou por uma fase semelhante no passado, e depois saiu dela e marcou muito mais pontos.”
“Então veremos. Definitivamente não será uma batalha fácil. Não acho que sejamos necessariamente favoritos, mas acho que temos uma grande chance de conseguir.”
assento f1, cinto segurança f1, formula 1, mclaren f1, noticias f1, noticias Oscar Piastri, oscar piastri, Piastri quebrou costela
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.