“Sergio Perez simplesmente não consegue controlar o RB20”
segunda-feira, 10 de junho de 2024 às 17:06
Villeneuve e Hill no paddock de Montreal
O GP do Canadá domingo passado foi disputado sob condições incrivelmente difíceis para os pilotos lidarem com pneus secos, intermediários e molhados, todos usados em algum momento da corrida.
Os pilotos tiveram que estar no topo de seu jogo não apenas para sobreviver à corrida, mas também para conseguir marcar pontos.
Pilotos como Yuki Tsunoda e Carlos Sainz cometeram erros no final que acabaram por lhes custar as chances de garantir um resultado entre os dez primeiros.
Jacques Villeneuve estava cobrindo a corrida pela Sky Sports F1 e falando sobre o resultado em um paddock molhado em Montreal.
Cinco pilotos abandonaram a corrida, com os carros da Williams e Ferrari não conseguindo chegar à bandeira quadriculada.
Esse quarteto foi acompanhado pelo piloto Sergio Perez, depois que seu fim de semana terrível terminou nas barreiras na curva seis.
Villeneuve acredita que Perez simplesmente não consegue controlar o carro da Red Bull deste ano – especialmente após as atualizações em Imola – e está totalmente fora do ritmo em comparação com seu companheiro de equipe Max Verstappen.
Villeneuve: Sergio Perez não consegue controlar seu carro RB20
A temporada de Sergio Perez já pode ser dividida em duas, apesar de ainda faltarem 15 fins de semana – alguns com corrida Sprint – no calendário de 2024.
O mexicano terminou no pódio quatro vezes nas primeiras cinco corridas e foi P2 atrás de Max Verstappen em três dessas ocasiões.
Sua incapacidade de capitalizar o abandono de Verstappen na Austrália parecia algo isolado, mas agora pode ter sido o início de outra tendência preocupante.
A Red Bull confirmou que Perez permanecerá na equipe até 2026, apesar de sua péssima forma recente.
Villeneuve acredita que Perez não consegue lidar com o RB20 e isso está causando sérios problemas a ele e à equipe.
Verstappen está competindo contra a McLaren e a Ferrari sozinho nesta fase e, embora tenha marcado pontos suficientes para vencer o campeonato de construtores no ano passado, é muito improvável que ele consiga repetir esse feito este ano.
Sergio Perez está sob pressão apesar do recente novo contrato
Falando sobre o Red Bull, Villeneuve disse: “É um carro difícil de guiar, você vê isso com Sergio Perez, ele não consegue controlá-lo.”
“Max Verstappen tem que forçar muito mais do que no passado e é por isso que você vê o carro sendo difícil e no limite e ele está abrindo uma grande lacuna com Perez vencendo as corridas.”
Martin Brundle admitiu durante a corrida que se esqueceu de que Perez ainda participava do Grande Prémio.
Ele não conseguiu avançar no pelotão para se juntar aos primeiros, apesar de Verstappen ter provado que o carro era rápido o suficiente para lutar pela vitória.
Todos os pilotos sem exceção cometeram erros durante a corrida, mas Perez – depois de uma classificação vergonhosa -, acertou Pierre Gasly na primeira volta e acabou encostando o carro no muro ao rodar na curva seis.
Os danos na sua asa traseira foram extensos e embora ele não parecesse querer trazer um safety car que pudesse comprometer a corrida do seu companheiro de equipe, ele foi penalizado com uma punição de três posições no grid para a próxima corrida na Espanha.
Considerando que ele não saiu do Q1 nos últimos dois GPs, isso pode significar que Perez largará nas últimas quatro ou cinco posições do grid em Barcelona, se não melhorar. Mesmo com a pista espanhola sendo um circuito teoricamente mais favorável ao RB20.
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.