Segunda fila no grid para a Audi na final do WEC
sábado, 29 de novembro de 2014 às 20:02
Audi R18 e-tron quattro
A Audi conquistou seu melhor resultado em treinos de classificação realizados na segunda metade da temporada do FIA World Endurance Championship (WEC). No qualifying para a etapa do Brasil, Marcel Fässler/André Lotterer/Benoît Tréluyer (SUI/ALE/FRA), no Audi R18 e-tron quattro #2, estabeleceram a quarta melhor volta. O trio havia largado na segunda fila pela última vez em setembro, na prova de Austin, a quarta das oito corridas deste ano.
No desafiador circuito montanha-russa de São Paulo, os campeões de 2012 garantiram a melhor posição de largada entre os representantes do Audi Sport Team Joest. Com um tempo combinado de voltas de 1min18s889, os pilotos do carro número 2 vão largar da segunda fila.
O outro carro da equipe, que recebeu o #1 na última corrida de seis horas da temporada, vai largar da terceira fila do grid. Com o tempo de 1min18s983, Lucas di Grassi/Loïc Duval/Tom Kristensen (BRA/FRA/DIN) foram apenas 63 milésimos de segundo mais lentos que o carro da Toyota que ocupa a quinta posição – apesar do trio da Audi ter percorrido apenas o número mínimo de voltas permitido durante a classificação. Por este motivo, o carro #2 poderá extrair mais do jogo de pneus Michelin usados na classificação. Lucas di Grassi terá uma corrida em casa neste domingo, enquanto Tom Kristensen terá a corrida de despedida de sua longa e bem sucedida carreira.
Antes da corrida, a equipe da Audi focou sua preparação nos 4.309 metros do circuito paulistano. Nas três sessões de treinos livres, os engenheiros e pilotos buscaram constância tanto nos tempos de volta quanto no consumo de pneus em longas saídas de pista – e ficaram satisfeitos com o resultado. A oitava corrida da temporada começa às 13h deste domingo no horário local.
Na Alemanha, a parte final da última etapa do WEC em São Paulo pode ser vista ao vivo neste domingo, 30 de novembro, entre 20h30 e 22h no canal Eurosport. Informações sobre os treinos livres, classificação e corrida podem ser encontradas no Facebook (AudiSport), Twitter (@Audi__Sport), no site www.audi-motorsport.info e no aplicativo Audi Sport.
Declarações após o treino:
Dr. Wolfgang Ullrich (Chefe da Audi Motorsport): “Os resultados confirmam o que vimos nos treinos das etapas anteriores. Estamos lidando bem com o circuito e estamos relativamente constantes durante as saídas de pista mais longas. Neste momento, o treino de classificação é sem dúvida a parte mais difícil do fim de semana para nós. Acredito que teremos uma performance muito boa na corrida”.
Chris Reinke (chefe da LMP): “O começo do fim de semana foi sem dúvida marcado pela despedida de Tom Kristensen. No treino de classificação, a preparação para a corrida começou de fato para nossa equipe. Estamos felizes por largar na segunda fila, e confiantes que poderemos conquistar um bom resultado na corrida deste domingo”.
Ralf Jüttner (Diretor da Audi Sport Team Joest): “O treino de classificação não tem sido nosso melhor momento neste ano. Mas em ritmo de corrida, estamos determinados a aproveitar os nossos pontos fortes em termos de desgaste de pneus para avançar com nossos dois carros”.
Marcel Fässler (Audi R18 e-tron quattro #2): “Fomos os primeiros a entrar na pista e, desta forma, conseguimos uma volta limpa. Pilotei por duas voltas, voltei para os boxes e passei a condução do carro para o Benoît. Terminar o treino de classificação em quarto, em frente de um carro da Toyota, é um bom começo. A corrida é naturalmente mais importante do que a classificação e estou satisfeito com o balanço do carro. Pretendemos brigar pelo pódio.
André Lotterer (Audi R18 e-tron quattro #2): “O resultado foi positivo. Na sexta-feira já tínhamos lidado bem com os desafios impostos pela pista. Sair um pouco mais adiante do que saímos nas últimas corridas pode definitivamente ajudar. Espero que possamos mostrar nossa força durante a corrida”.
Benoît Tréluyer (Audi R18 e-tron quattro #2): “O treino de classificação foi duro, mas nosso carro está muito bom. Embora tenhamos nos concentrado no set-up de corrida, fomos bem na tomada de tempos. Estou confiante para a corrida. Nossa equipe fez um bom trabalho”.
Lucas di Grassi (Audi R18 e-tron quattro #1): “Novamente, trabalhos sistematicamente no acerto do carro para a corrida. Por isso o resultado do treino de classificação não foi nossa prioridade. Estamos ansiosos pela última corrida do ano e acredito que possamos alcançar um bom resultado”.
Loïc Duval (Audi R18 e-tron quattro #1): “Em comparação com as três últimas corridas, fomos melhor no treino de classificação de hoje. Apesar de não começarmos a corrida nas primeiras posições, estamos competitivos. Na sexta-feira vimos que somos rápidos, particularmente nas retas. Provavelmente seria melhor para nossa equipe se o clima neste domingo estiver mais quente e seco. Quanto maior a exigência sobre os pneus, melhor para nossa equipe”.
Tom Kristensen (Audi R18 e-tron quattro #1): “Nos concentramos totalmente na corrida, e por isso completamos apenas algumas voltas no Qualifying. Espero que estejamos fortes na corrida. Estamos muito próximos da Toyota no treino de classificação. Talvez tenhamos subestimado as dificuldades desta sessão e devêssemos ter arriscado um pouco mais”.
Confira o grid:
Pos | Classe | Pilotos | Equipe | Carro | Tempo |
---|---|---|---|---|---|
1 | LMP1 | T.Bernhard, M.Webber, B.Hartley | Porsche Team | Porsche | 1m17.676s |
2 | LMP1 | R.Dumas, N.Jani, M.Lieb | Porsche Team | Porsche | 1m17.783s |
3 | LMP1 | A.Davidson, S.Buemi | Toyota Racing | Toyota | 1m18.070s |
4 | LMP1 | M.Fassler, A.Lotterer, B.Treluyer | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m18.889s |
5 | LMP1 | A.Wurz, S.Sarrazin, M.Conway | Toyota Racing | Toyota | 1m18.920s |
6 | LMP1 | L.di Grassi, L.Duval, T.Kristensen | Audi Sport Team Joest | Audi | 1m18.983s |
7 | LMP1 | N.Prost, N.Heidfeld, M.Beche | Rebellion Racing | Rebellion/Toyota | 1m21.127s |
8 | LMP1 | D.Kraihamer, A.Belicchi, F.Leimer | Rebellion Racing | Rebellion/Toyota | 1m21.644s |
9 | LMP1 | P.Kaffer, L.Auer | Lotus | Lotus/AER | 1m22.081s |
10 | LMP2 | R.Rusinov, O.Pla, J.Canal | G-Drive Racing | Ligier/Nissan | 1m24.463s |
11 | LMP2 | M.Howson, R.Bradley, A.Imperatori | KCMG | Oreca/Nissan | 1m24.843s |
12 | LMP2 | K.Ladygin, V.Shaitar, A.Ladygin | SMP Racing | Oreca/Nissan | 1m25.256s |
13 | LMP2 | S.Zlobin, N.Minassian, M.Mediani | SMP Racing | Oreca/Nissan | 1m25.400s |
14 | GTE Pro | D.Turner, S.Mucke | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m30.111s |
15 | GTE Pro | F.Makowiecki, P.Pilet | Porsche Team Manthey | Porsche | 1m30.259s |
16 | GTE Pro | A.MacDowall, D.O’Young, F.Rees | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m30.312s |
17 | GTE Am | P.D.Lana, P.Lamy, C.Nygaard | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m30.401s |
18 | GTE Am | K.Poulsen, D.Hansson, N.Thiim | Aston Martin Racing | Aston Martin | 1m30.493s |
19 | GTE Pro | J.Bergmeister, R.Lietz | Porsche Team Manthey | Porsche | 1m30.536s |
20 | GTE Pro | D.Rigon, J.Calado | AF Corse | Ferrari | 1m30.565s |
21 | GTE Am | S.Wyatt, M.Rugolo, A.Bertolini | AF Corse | Ferrari | 1m30.882s |
22 | GTE Pro | G.Bruni, T.Vilander | AF Corse | Ferrari | 1m30.908s |
23 | GTE Am | E.Fittipaldi, A.P.Guidi, J.Segal | AF Corse | Ferrari | 1m31.057s |
24 | GTE Am | G.Roda, P.Ruberti, M.Cressoni | 8 Star Motorsports | Ferrari | 1m31.483s |
25 | GTE Am | F.Perrodo, E.Collard, M.Vaxiviere | Prospeed Competition | Porsche | 1m31.511s |
26 | GTE Am | C.Ried, K.Bachler, K.Al Qubaisi | Proton Competition | Porsche | 1m34.865s |
audi, brasil, endurance, lucas di grassi, sao paulo, trio, wec
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.