Sauber defende troca “repentina” do engenheiro de Bottas
terça-feira, 14 de maio de 2024 às 9:55
Valtteri Bottas
A Sauber defendeu sua decisão de nomear um novo engenheiro de corrida para Valtteri Bottas a partir do GP de Miami.
O finlandês admite que não tem certeza de qual será seu próximo passo na Fórmula 1, tendo também declarado que a contratação de Nico Hulkenberg pela Audi para 2025 foi “surpreendente” e “prematura”.
“Eu não sei”, disse Bottas. “Obviamente, estou conversando com várias equipes, algumas negociações avançaram mais que outras. Então veremos”.
Rumores ligam Bottas à Haas, Alpine e até mesmo um possível retorno à Williams, já que ele deu a entender que está claramente sendo deixado de fora dos preparativos da Sauber para se tornar Audi em 2026.
“Acho que é uma pergunta para a equipe”, respondeu ele ao ser questionado por que seu engenheiro desde 2022, Alex Chan, foi subitamente designado para um cargo diferente em Miami.
“Foi uma mudança repentina, mas obviamente tentando extrair o máximo. Creio que faz parte do tipo de reconstrução da equipe. Essas decisões não são minhas”.
Alessandro Alunni Bravi, representante da Sauber, defendeu a decisão.
“Andreas Seidl (CEO) decidiu iniciar uma transição para aproximar a estrutura atual da estrutura final que estará em vigor em 2026”, declarou ele à fonte japonesa as-web.jp.
Alunni Bravi também negou que Bottas foi surpreendido pela “mudança repentina”.
“Nós conversamos com Valtteri depois da China. Tivemos uma reunião imediatamente após a corrida. Steven Petrik já estava com Valtteri no teste de dois dias da Pirelli em Suzuka”.
Petrik é um ex-engenheiro de performance da Ferrari, mas foi repreendido por Bottas em Miami por avisar sobre o tráfego pelo rádio “tarde demais”.
“Foi tarde demais cara, eu não tinha ideia”, disse Bottas naquele momento.
Alunni Bravi disse: “Claro que cabe a nós integrar o novo engenheiro e criar uma boa relação de trabalho, mas também uma relação pessoal entre Valtteri e seu engenheiro de corrida”.
“Obviamente, quando você toma uma decisão, ela é sempre boa ou ruim. O tempo dirá”.
“Mas não houve conexão entre a mudança de engenheiro de corrida e o anúncio de Nico (Hulkenberg). Foi o primeiro passo que queríamos dar para estabelecer uma nova organização na equipe o mais rápido possível”.
alessandro alunni bravi, engenheiro, f1, formula 1, noticias f1, sauber, valtteri bottas
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.