Sainz punido por ignorar regra “explícita” da FIA
sábado, 21 de setembro de 2024 às 13:15
Carlos Sainz
Carlos Sainz foi multado em 25 mil euros por cruzar o circuito sem autorização depois de bater na classificação para o GP de Singapura. O piloto da Ferrari foi convocado pelos comissários após a classificação por dois incidentes distintos, um no Q1 e outro no Q3.
Sainz saiu da pista na Curva 1 nos primeiros minutos da classificação, mas não conseguiu retornar corretamente ao Circuito de Marina Bay. Como resultado, o piloto de 30 anos violou o Artigo 12.2.1 i) do Código Desportivo Internacional e a Nota do Evento do Diretor de Corrida. Por isso, ele recebeu uma advertência.
Mais a sério, o espanhol cruzou o circuito sem permissão depois de bater na última curva no Q3. Sainz bateu quando estava prestes a iniciar uma volta rápida. Apesar de uma bandeira vermelha ter sido hasteada, nem todos os carros em circulação ainda haviam retornado ao pit lane quando Sainz optou por cruzar o circuito.
Por causa disso, ele também violou o Artigo 26.7 b) do regulamento esportivo. Embora tenha recebido uma multa de 25 mil euros pelo segundo incidente, metade dela foi suspensa até o final da temporada, com a condição de que não haja violação semelhante cometida por ele este ano.
Carlos Sainz (10º, sem tempo): “Uma sessão de classificação muito estranha que obviamente não terminou bem para nós. Pouco antes da minha volta no Q3 tive que deixar uma McLaren passar, passando para a linha suja, e então eu voltei rapidamente para acelerar na última curva, calculei mal a temperatura dos pneus e a aderência e perdi a traseira, batendo no muro. Foi um erro caro da minha parte e sinto muito pela equipe. A corrida é amanhã e, embora seja muito difícil, Singapura é sempre uma corrida longa e com oportunidades pelo caminho. Vamos tentar de tudo para ganhar algumas posições e trazer bons pontos para casa”.
carlos sainz, circuito, classificação, comissários, f1, ferrari f1, formula 1, GP Singapura F1, noticias f1
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.