Sainz perde 10 posições no grid após danos no TL1
sexta-feira, 17 de novembro de 2023 às 9:45
Carlos Sainz
Carlos Sainz deverá perder posições no grid em Las Vegas porque a Ferrari foi forçada a trocar peças após o primeiro treino livre.
Sainz passou por uma tampa de bueiro solta nos primeiros minutos da sessão, sofrendo graves danos em seu carro.
O treino acabou sendo cancelado para a pista ser inspecionada; Esteban Ocon, da Alpine, também teve seu carro danificado.
Cockpit, motor de combustão interna, armazenamento de energia e controle eletrônico não podem ser reparados e a Ferrari solicitou uma permissão especial, já que a troca das peças foi resultado de uma falha na pista.
A equipe queria trocá-las sem sofrer nenhuma punição, mas a FIA destacou que não há nada escrito no regulamento que permita isso.
Uma declaração afirmou: “Tendo ouvido o representante da equipe, o diretor de monopostos da FIA, as evidências de vídeo e examinado a declaração da equipe, os comissários determinam que, apesar dos danos terem sido causados por circunstâncias externas bastante incomuns, o Artigo 2.1 do Regulamento Esportivo obriga os dirigentes, incluindo comissários, a aplicar as regras como estão escritas”.
“Consequentemente, a penalização obrigatória especificada no Artigo 28.3 do Regulamento Esportivo deve ser aplicada”.
Eles acrescentaram que teriam implementado medidas diferentes em “circunstâncias atenuantes, incomuns e infelizes” se tivessem autoridade para isso.
O regulamento da Fórmula 1 estabelece que o piloto recebe uma punição de 10 lugares no grid na primeira vez que um elemento adicional é usado e cinco posições na segunda vez.
O espanhol utilizou um terceiro armazenamento de energia dos dois permitidos, portanto deverá perder 10 colocações.
carlos sainz, f1, ferrari, formula 1, GP de Las Vegas, noticias f1, punição
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.