Sainz é punido e perde três posições no grid

sábado, 5 de abril de 2025 às 9:27

Carlos Sainz

Carlos Sainz foi punido com a perda de três posições no grid para o GP do Japão de domingo.

O piloto da Williams se classificou em 12º, mas agora vai largar em 15º depois que os comissários o consideraram culpado de atrapalhar Lewis Hamilton.

No final do Q2, o piloto da Ferrari abriu sua última volta rápida para consolidar sua posição no top 10.

Embora Sainz estivesse visível à distância na aproximação da curva 1, o espanhol estava em uma volta de desaceleração e bloqueou Hamilton, deixando-o sem espaço.

Confirmando a punição, um relatório dos comissários afirmou: “O carro 55 estava em uma volta de entrada após ter completado uma volta rápida quando o carro 44 estava começando sua volta rápida, e o 44 teve de sair da pista para evitar o 55 na curva 1”.

“O piloto do carro 55 declarou que não recebeu nenhum aviso da equipe sobre a aproximação do carro 44 em uma volta rápida”.

“Ele explicou que foi pego completamente de surpresa, e devido à velocidade de aproximação do carro 44 e ao ângulo de seu carro, não conseguiu vê-lo em seus espelhos”.

“Entretanto, apesar do exposto acima, a equipe foi amplamente avisada de que o carro 44 estava em uma volta de saída enquanto o 55 estava em sua volta rápida”.

“Além disso, mais de oito segundos se passaram desde o momento em que ficou óbvio que o carro 44 não iria para os boxes e abriria uma volta rápida até o momento em que o carro 55 poderia ter tomado a ação apropriada se o piloto tivesse sido avisado pela equipe”.

“Observa-se que a diretriz padrão para essa infração durante a classificação, independentemente de ter sido culpa do piloto ou da equipe, é uma punição de três posições no grid, portanto os comissários consideram que a ela deve ser aplicada”.

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.