Saiba o que vai mudar no carro de 2023, o W14 da Mercedes
quinta-feira, 12 de janeiro de 2023 às 16:29
Toto Wolff, George Russell e Lewis Hamilton
Os novos carros são sempre mantidos em sigilo até as datas de lançamento ou até mesmo os testes de pré-temporada, mas o Autoracing já vem alertando desde o segundo semestre de 2022 que o W14 da Mercedes será uma evolução do W13.
Para os padrões da Mercedes, o W13 foi muito mal no ano passado e venceu apenas uma corrida e fez uma pole em 2022.
A Mercedes fará uma mudança no sidepod, não por causa dos quiques, mas pelo grande arrasto que a ausência completa da peça gera nas rodas traseiras. O carro agora terá um sidepod que será um meio-termo entre o conceito de ‘zeropod’ e a filosofia adotada pela Red Bull.
A Mercedes também terá uma caixa de câmbio diferente, “para um arranjo diferente dos componentes críticos da suspensão traseira”.
“As grandes mudanças no W14 serão no assoalho e nas suspensões, especialmente na traseira, ” nos confidenciou uma fonte.
O carro vai ficar mais rápido de reta também, uma vez que terá menos arrasto, a Spec 3 da UP finalmente irá completa à pista e a Petronas está desenvolvendo um novo combustível para “melhorar a eficiência de consumo” e “otimizar a combustão”.
O W14 também sofrerá um emagrecimento, já que o W13 de 2022 terminou a temporada passada com cerca de 6-7 kg cima do peso mínimo exigido de 798 kg. Apesar do trabalho estar sendo feito para o carro não passar do peso mínimo, estima-se que o W14 poderá começar 2023 de 2 a 4 kg acima do peso.
f1, formula 1, Mercedes W14, motor Spec 3 mercedes f1, w14 assoalho, W14 evolucao do W13, w14 sidepod, W14 suspensao
ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.