Saiba as diferenças entre um Astra de rua e um Stock Car 31/08/2004)
quinta-feira, 18 de novembro de 2010 às 13:33![]() |
Qual a diferença entre um Astra Sedan e outro Astra Sedan? Se a comparação for ente dois carros originais de fábrica, o correto será dizer nenhuma, mas quando a comparação for com um Astra Sedan que disputa o Campeonato Brasileiro de Stock Car V8, a resposta passa a ser totalmente diferente. Nada mais natural, pois enquanto um é feito para andar pelas ruas e estradas das cidades brasileiras, o outro foi construído para suportar as maiores exigências nas pistas de competição.
De parecido, os dois têm somente a carenagem, que em ambos possui o mesmo desenho. As diferenças começam nos adereços aerodinâmicos presentes no Stock Car. Na frente, o carro de corrida tem um spoiler e aletas laterais que ajudam na estabilidade do carro. A parte traseira apresenta o aerofólio e o extrator, que tem como principal função acelerar a passagem do ar por baixo do carro, aumentar a pressão aerodinâmica, a aderência e a estabilidade do carro.
Conhecido como efeito solo, esse sistema foi criado pelo projetista da Lotus Colin Chapman, conhecido como O Mago devido às soluções diferentes que criava para aumentar o rendimento dos seus carros. Este equipamento não existe nos carros de rua convencionais.
Como é um carro de corrida, o Astra Sedan da Stock Car tem uma gaiola especialmente construída para proteger os pilotos. Na parte interna, enquanto no carro de rua o objetivo é beleza e conforto, com bancos reclináveis, lugar para cinco passageiros confortavelmente instalados, no Stock Car a situação é totalmente oposta. Dentro do cockpit, que tem lugar somente para uma pessoa, o item conforto é o que menos interessa, pois na pista os pilotos querem performance. Com isso, aceitam normalmente uma condição espartana que nesta temporada chegou a extremos, como os 65 graus alcançados dentro do carro no dia 18 de abril em Interlagos.
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As diferenças ficam mais evidentes no motor. No Astra Sedan, o propulsor é de quatro cilindros 2.0 (2 litros), com oito válvulas e 121 cavalos de potência – para os movidos a gasolina – a 5.200 rpm. No Stock Car, tem oito cilindros em V, com duas válvulas por cilindro e 450 HP, com o giro do motor limitado a 6.000 rpm, 5,7 litros. O combustível recomendado é Avigás, gasolina de avião e com alta octanagem.
Outra fundamental diferença está na alimentação: enquanto o Astra Sedan utiliza injeção eletrônica de combustível, o Stock usa o jurássico carburador quadrijet. Antigo, mas ainda muito eficiente, tanto que também é usado na Nascar, principal categoria do automobilismo norte-americano e uma das maiores do mundo. De 0 a 100, o Stock Car faz em 3,7 segundos enquanto o Astra Sedan percorre a mesma distância em 11s1.
O câmbio dos dois carros tem cinco marchas para frente e uma à ré. As diferenças básicas estão no engate seqüencial do Stock e no convencional com Astra Sedan. Outra modificação está na relação de marchas, que pode ser trocada de acordo com o desenho da pista. Tudo isso se reflete, diretamente, na velocidade final, que registra grande diferença: 198 km/h no Astra Sedan e 265 km/h no Stock Car. O peso dos dois carros é semelhante: 1.230 kg do Stock e 1.190 do Astra Sedan.
Pneus e rodas também são bem diferentes. Na Stock Car os aros das rodas de liga leve são 18 com pneus (285/645) italianos com composto especial (D5) para competição. Já no Astra Sedan os aros das rodas são 6 polegadas e os pneus 195/55R.
O Stock Car V8 tem freios a disco nas quatro rodas. Os discos são feitos pela Fremax especialmente para as necessidades da principal categoria do automobilismo brasileiro. O Astra Sedan tem freios a disco nas rodas dianteiras e a tambor nas traseiras.
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