Russell segura Hamilton e vence o GP da Bélgica

domingo, 28 de julho de 2024 às 11:25

George Russell

George Russell resistiu à pressão do companheiro de equipe Lewis Hamilton nas voltas finais para vencer o GP da Bélgica, sua segunda vitória na temporada.

Em uma corrida de 44 voltas que apresentou altos níveis de degradação dos pneus, Russell optou pela estratégia de um único pit stop em comparação com as duas paradas de seus rivais.

Hamilton, que havia tirado a liderança de Charles Leclerc na terceira volta após passar Sergio Perez na primeira, conseguiu alcançar Russell, mas o jovem britânico se manteve firme para conquistar sua segunda vitória do ano e a terceira de sua carreira.

Hamilton completou a primeira dobradinha da Mercedes desde Interlagos 2022, à frente de Oscar Piastri na McLaren, que ultrapassou Leclerc no final para garantir o último degrau do pódio.

Max Verstappen conseguiu apenas o quinto lugar depois de uma batalha com Lando Norris ao longo da maior parte da prova, com Sergio Perez, Carlos Sainz, Fernando Alonso e Esteban Ocon completando a zona de pontuação.

Quando as luzes vermelhas se apagaram, Leclerc manteve a liderança, ajudado pela batalha entre Hamilton e Perez na saída da La Source.

O piloto da Mercedes ultrapassou Perez na freada para ficar em segundo e conseguiu superar Leclerc no mesmo ponto na volta 3, tirando rapidamente o monegasco da zona do DRS e mantendo uma diferença de aproximadamente dois segundos.

Russell e Verstappen pararam no final da volta 10, provocando undercuts poderosos.

Hamilton, Perez e Piastri responderam no giro seguinte, enquanto Leclerc entrou no final da volta 12; Sainz e Norris continuaram na pista.

O britânico da McLaren parou na volta 16, retornando em oitavo atrás de Verstappen, enquanto Sainz deu uma escapada na Stavelot enquanto liderava, indo até a 20ª volta.

No fim das contas, Hamilton estava à frente de Leclerc e Piastri, com Perez, Russell e Verstappen envolvidos em um trem de DRS que terminou com o segundo pit stop de Perez na volta 22.

Leclerc tentou o undercut contra Hamilton, parando na volta 25, mas Hamilton conseguiu cobrir a diferença, com Russell se comprometendo com sua estratégia de parada única.

Hamilton saiu de sua parada cerca de sete segundos atrás de Russell e reduziu a vantagem para entrar na zona do DRS na volta 41, quando restavam três voltas para o fim.

Entretanto, Russell se manteve firme diante do ataque de Hamilton e conquistou sua primeira vitória em Spa.

Piastri tirou a terceira colocação de Leclerc na Les Coombes na volta 36 com uma manobra ousada; o piloto da Ferrari foi pressionado por Verstappen nos momentos finais, mas segurou a Red Bull.

É a 60ª dobradinha da Mercedes e sua oitava vitória em Spa-Francorchamps.

Classificação da prova:

 

LS - www.autoracing.com.br

Tags
, , , , , ,

ATENÇÃO: Comentários com textos ininteligíveis ou que faltem com respeito ao usuário não serão aprovados pelo moderador.